Clique fora do quadro branco para sair.

Contato: dimasfolha@hotmail.com Fone: (69) 8492-7805 | 9909-5813
Visitas: 4336633 | Online: 28

22 de Novembro de 2013
Geral


Jornal FOLHA DO SUL conta história da primeira profissional de saúde de Vilhena

Poetisa relembra episódios da cidade nos Anos 60

Compartilhe:

No dia em que Vilhena comemora 36 anos de emancipação política (neste sábado, 23), chega às bancas a edição impressa do jornal FOLHA DO SUL trazendo um depoimento histórico. Com a ajuda do advogado João Paulo das Virgens, o semanário localizou a primeira enfermeira da pequena vila que se formava ao lado da estrada de terra que, mais tarde, viria a ser a BR 364.

Morando hoje em São Paulo, a poetisa Doroty Barboza de Jesus Dimolitsas veio para Vilhena em meados da década de 60, a convite de um coronel do 5° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). Aqui, em condições precárias, ajudou a salvar vidas tanto de índios quanto dos poucos brancos que habitavam a região.

A foto que ilustra esta reportagem mostra Doroty segurando um gavião capturado pelos militares e dado a ela de presente, como reconhecimento por sua dedicação na enfermaria do batalhão.

Conheça a fascinante história de vida da escritora, que também enviou fotos para ilustrar a reportagem-documento. A FOLHA impressa circula em toda a região a partir de amanhã.


Fonte: FS
Postado por: Dimas Ferreira
Autor: Da redação
Créditos de Fotos: Arquivo pessoal