Clique fora do quadro branco para sair.

Contato: dimasfolha@hotmail.com Fone: (69) 8492-7805 | 9909-5813
Visitas: 4363902 | Online: 35

22 de Novembro de 2013
Geral


Jornal FOLHA DO SUL conta história da primeira profissional de saúde de Vilhena

Poetisa relembra episódios da cidade nos Anos 60

Compartilhe:

No dia em que Vilhena comemora 36 anos de emancipação política (neste sábado, 23), chega às bancas a edição impressa do jornal FOLHA DO SUL trazendo um depoimento histórico. Com a ajuda do advogado João Paulo das Virgens, o semanário localizou a primeira enfermeira da pequena vila que se formava ao lado da estrada de terra que, mais tarde, viria a ser a BR 364.

Morando hoje em São Paulo, a poetisa Doroty Barboza de Jesus Dimolitsas veio para Vilhena em meados da década de 60, a convite de um coronel do 5° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). Aqui, em condições precárias, ajudou a salvar vidas tanto de índios quanto dos poucos brancos que habitavam a região.

A foto que ilustra esta reportagem mostra Doroty segurando um gavião capturado pelos militares e dado a ela de presente, como reconhecimento por sua dedicação na enfermaria do batalhão.

Conheça a fascinante história de vida da escritora, que também enviou fotos para ilustrar a reportagem-documento. A FOLHA impressa circula em toda a região a partir de amanhã.


Fonte: FS
Postado por: Dimas Ferreira
Autor: Da redação
Créditos de Fotos: Arquivo pessoal


 

Comentários | Comente

 


 

5 comentário(s) para esta notícia



Ilmar Souza - ilmarsouza@hotmail.com     201.2.27.81

Parabens pelo otimo trabalho.. preservando nossa historia e aprendizado a todos.


Marta - poetisamarta@hotmail.com     177.114.174.87

Muito interessante Doroty.. Bjs, querida amiga!..


Raimundo Nonato - pereira-raimundo@ig.com.br     66.171.229.133

Lina matéria minha amiga.....parabéns pelo seu pioneirismo sempre....bjs minha amada. Raimundo Nonato Colunista Social


Doroty B J Dimolitsas - doroty.dimolitsas@uol.com.br     201.95.57.155

Agradeço ao Advogado João Paulo das Virgens, por sua tenacidade em buscar as memórias de nosso País,através das memórias desta bela Cidade Vilhena. Agradeço ao Jornal Folha do Sul por divulgar este trabalho que foi realmente um trabalho árduo, cheio de imprevistos mas que hoje sinto orgulho de ter sido a primeira a enfrentar a estrada para da inicio a esta bela Cidade que trago em meus sonhos, minhas lembranças, e que marcou definitivamente a minha História.


MARIA - MARIA@HOTMAIL.COM     177.2.102.205

Esse Joao Paulo das virgem e um homem espetacular ele sabe de tudo e otimo advogado e sempre supreendedo a todos ele sabe muito historia de vilhena....PARABENS VC E CAR....