Visitas 128173343 - Online 275

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Vilhena

20/08/2014 12:33:46

Deputados estaduais revogam lei que exige sacolas ecológicas em supermercados

Na reunião ordinária desta semana da Assembleia Legislativa de Rondônia, os deputados estaduais revogaram a lei que exigia a imediata adoção de sacolas biodegradáveis em supermercados e mercearias do Estado. A decisão dos parlamentares estaduais foi tomada depois de uma reunião com representantes do setor empresarial rondoniense, ocorrida minutos antes da votação parlamentar.

 

O decreto de lei que exigia a adoção das sacolas biodegradáveis em supermercados e mercearias em Rondônia foi promulgado pelos deputados estaduais em setembro do ano passado. Autoridades sanitárias já estavam exigindo a aplicação imediata da lei em empresas supermercadistas, o que gerou uma reação dos empresários do setor, que pediram mais tempo “para se adaptar” à nova lei.

 

Segundo a argumentação dos supermercadistas, a categoria ainda não estava preparada para aplicar a lei já de imediato. Segundo eles, o custo das sacolas biodegradáveis é de até 30% mais cara, os fornecedores são poucos e aumentaria o preço dos produtos vendidos aos consumidores finais. Diante dessas explicações, os empresários pediram mais dois anos de prazo para se adaptarem.

 

Em uma reunião na tarde desta terça-feira, 19, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), ouviu as queixas dos supermercadistas, através de dois representantes da categoria. A foto desta reportagem é da reunião antes da revogação em plenária.

 

Na reunião que antecedeu a votação parlamentar, estavam presentes também representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

 

Após a reunião com os representantes dos supermercadistas, os deputados estaduais de Rondônia revogaram a exigência da aplicação imediata da lei das sacolas biodegradáveis.






Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.