Visitas 128150312 - Online 499

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Música e Cultura

01/09/2014 15:24:16

Estudantes da cidade de Pimenteiras aprendem a fotografar em oficina gratuita

Estudantes das escolas públicas Inácio de Castro e Paulo Freire, da cidade de Pimenteiras do Oeste, participaram de três oficinas de fotografias do projeto “Faces do Quilombo”, ministradas entre os dias 27 e 29 de agosto.
O projeto tem como objetivo valorizar a cultura negra do município, observando e registrando, por meio de fotos, as riquezas culturais e locais, a partir da perspectiva dos moradores da comunidade. Coordenado pela jornalista Andréia Machado, o projeto conta com apoio da Fundação Palmares e do Ministério da Cultura.
Segundo Andréia, mais de 200 alunos participaram das atividades das oficinas,  que contaram com aulas teóricas e práticas. “A meta do projeto era atender 180 alunos nas oficinas, mas fomos surpreendidos com um grande número de inscrições. Os alunos demostraram interesse e atenção em aprender as técnicas para fotografar a comunidade”, informou Andréia.
Andréia explica que a escolha da cidade para a realização da oficina também se deu pelo fato de Pimenteiras ter sido fundada por remanescentes do quilombo Quariterê.
A estudante Melissa Faria disse que gostou da oportunidade de participar das oficinas de fotografias, pois além de aprender novas técnicas para fotografar ela também passou a olhar Pimenteiras do Oeste de outra forma. “Temos muitas riquezas culturais na nossa comunidade e nem sempre valorizamos, e através das fotografias conseguimos olhar tudo de uma forma diferente”, afirmou Melissa.
Entre os participantes das oficinas estava o estudante Diogo Leite, que sempre atento e falante, aproveitou a oportunidade e fotografou os colegas em meio ao exercício proposto. Diogo disse que sempre gostou de fotografar, mas que nunca teve a oportunidade de estudar sobre o tema, e por isso gostou tanto d de participar do projeto.
Já a aluna Eduarda Brito, que t participou da oficina, disse que o projeto é muito importante, pois valoriza a cultura negra no município.
Para o fotógrafo Washington Kuipers de Moraes que ministrou as oficinas,a experiência foi maravilhosa.  “Além de adquirirem conhecimento, os alunos que participaram das oficinas foram estimulados a serem agentes de mudança em sua comunidade durante as atividades do projeto valorizando assim a cultura negra”, ressaltou Washington.
O jornalista Flávio Godoi que também ministrou as oficinas disse que projeto ajudou os alunos a exercitar a cidadania e o protagonismo social. “Durante as atividades os alunos demostraram muito entusiasmo e alegria em aprender sobre fotografia, acredito que eles vão utilizar os novos conhecimentos adquiridos nas oficinas registrando as riquezas culturais do município”, destacou Godoi.
O projeto que teve início no mês de julho será encerrado no final do mês de setembro com a realização de duas exposições fotográficas nas escolas onde foram ministradas as oficinas.“As fotos que serão expostas foram feitas pelos alunos durante as oficinas. A exposição é uma oportunidade dos remanescentes quilombolas mostrarem suas identidades e os aspectos do cotidiano”, finalizou Andréia.





Fonte: FS
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.