Visitas 129567805 - Online 326

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Covid-19

02/09/2014 12:41:46

POBRE SOBERBA

 Lembra do filme Confessions of a Shopaholic (no Brasil com o título de "Os Delirios de Consumo de Becky Bloom")? No enredo – e também no livro que deu origem – a personagem principal era viciada em compras e passou toda a história fugindo dos credores. Enquanto isso na vida real, lá no Reino Unido, uma mulher passou por situação bem parecida, ou pior! Depois de acumular dívidas que chegaram a 40 mil libras (quase R$ 150 mil) Emma Sims teve que vender a própria casa e morar com a sogra.

Tudo começou quando Emma ainda era adolescente e sofria bullying na escola. Sua mãe, pra animar a filha, a levava pra fazer compras. O problema é que quando a mãe da britânica morreu e deixou a filha adolescente sozinha com o pai e uma madrasta que não se importava com ela, o viciou aumentou muito. “Minha mãe me estragou ao me dar tudo o que eu queria. Claro que não posso culpá-la, mas ela tinha hábitos financeiros ruins e eu segui o mesmo caminho”, disse em entrevista ao jornal Daily Mail.

Em 2011, após uma separação que durou alguns meses, ela se deparou com uma depressão profunda e gastando quase 2 mil libras por mês em lojas on-line com roupas e sapatos. Mesmo ao se reconciliar com o marido, os dois fizeram viagem de segunda lua de mel com débitos no cartão de crédito e empréstimos de banco. Quando se deram conta, a dívida acumulada era de 40 mil libras. A solução foi vender a casa em que moravam (e passaram 5 anos pra conseguir comprar) e morar com os pais de Andrew, marido de Emma. “As pessoas não levam o vício em compras a sério. Não se dão conta que é igual à dependência química ou alcoolismo. Mas é, sim! Sempre que comprei alguma coisa tentei entender se realmente precisava daquilo, no entanto sempre arrumei uma desculpa. Minha vontade sempre foi de usar uma coisa e depois deixar lá, só pra saber que possuo”, concluiu Emma na entrevista, antes de revelar que há dois anos faz terapia pra se livrar do vício.





Fonte: G1

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.