Visitas 130104631 - Online 282

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vilhena

18/09/2014 12:24:36

Em Cerejeiras, vereadores rebatem versão da prefeitura sobre perda de verba

Os vereadores de Cerejeiras afirmam que não procede a informação de que o município tenha perdido uma verba federal de R$ 1,6 milhão, referente ao parque ecológico, por falta da escolha adequada de um terreno para a obra. Os parlamentares municipais afirmam, mostrando documentos e atas, que o local votado e aprovado pela Câmara é, sim, adequado e que o município perdeu a verba porque a prefeitura, administrada pelo prefeito Airton Gomes (PP), perdeu o prazo de apresentar o projeto ao banco Caixa.

 

Conforme já foi noticiado por este site, o ex-deputado federal Natan Donadon (ex-PMDB) encaminhou uma emenda parlamentar ao município de Cerejeiras, no valor de R$ 1,6 milhão, para a construção de um parque ecológico na área urbana cerejeirense. O recurso tinha sido enviado ainda no mandato do ex-prefeito Kléber Calisto (PMDB).

 

Conforme também já foi noticiado por este site, a versão de fontes na prefeitura é de que o município tenha perdido a verba porque os vereadores teriam escolhido um terreno inadequado para a construção do parque e que o local teria sido rejeitado pela Caixa, banco que transferiria o valor do recurso ao município.

 

De acordo com os vereadores, o local indicado pelos vereadores já tinha sido escolhido desde a legislatura anterior na Câmara de Cerejeiras. “Nosso pedido ao prefeito foi que fosse mantido a originalidade do projeto”, diz o vereador Valmir Maciel (DEM).

 

Ainda de acordo com os vereadores, o local indicado pelos vereadores não é a chácara cuja foto foi divulgada pela prefeitura, cuja imagem ilustrava a matéria anterior. “Aquela chácara é do mesmo dono da do terreno escolhido por nós, mas não é a mesma. O terreno que os vereadores escolheram tem 46 mil metros quadrados e tem, sim, árvores e uma mina de água”, diz o vereador Valmir Maciel. As fotos do terreno indicado pelos vereadores ilustram esta reportagem.

 

Segundo os vereadores cerejeirenses, a Caixa tampouco rejeitou o local escolhido pelos parlamentares municipais. “A verba voltou porque a prefeitura perdeu o prazo e nem apresentou a escritura do terreno a tempo”, diz um dos vereadores.

 

 Além disso, segundo versão dos vereadores, os parlamentares municipais cerejeirenses alertaram o tempo todo, em muitas sessões, de que o município de Cerejeiras poderia perder a verba. “Essa Casa sempre alertou o prefeito de que poderíamos perder esse recurso. Não temos culpa alguma de essa verba ter sido cancelada”, diz um dos vereadores.

 

Em relação á localidade do terreno, escolhido pelos vereadores, os parlamentares municipais argumentam que uma obra pública beneficiaria pelo menos 150 famílias que moram no Setor CTG.

 

Sobre a escolha que o prefeito Airton Gomes indicava, de um terreno na saída para Corumbiara, os vereadores afirmam que a área em questão é uma zona de proteção ecológica (ZPE), e não pode ser construída nada no local. Essa informação é confirmada também pelo assessor jurídico da Câmara, o advogado Fernando Milani.






Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.