Visitas 128165984 - Online 257

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Covid-19

19/09/2014 10:03:42

PIADA NA CIÊNCIA

Um experimento de cientistas chineses que  descobriu como funciona o cérebro de uma pessoa que enxerga a imagem de Jesus Cristo em um pedaço de torrada recebeu nesta quinta-feira (18) o Ig Nobel de 2014 na categoria Neurociência. A premiação, concedida pela revista de humor científico “Anais da Pesquisa Improvável”, reconhece desde 1991 as dez pesquisas mais incomuns, bizarras ou óbvias publicadas em um ano.

 

Além desse trabalho, outro estudo premiado foi a investigação de cientistas da Noruega que queriam saber se as renas da região de Svalbard se assustavam com humanos vestidos de urso polar. Eles receberam o Ig Nobel de Ciência Ártica.

O Ig Nobel de Medicina foi destinado ao experimento que fez médicos inserirem tiras de carne de porco no nariz de um paciente para conter hemorragia nasal – tentativa que funcionou, segundo a médica Sonal Saraiya, responsável pela prática inusitada.

O de Nutrição foi para uma equipe da Espanha que teve a ideia de usar bactérias encontradas nas fezes de bebês para fazer linguiça.

O prêmio na categoria Psicologia foi para a teoria de que pessoas que dormem muito tarde podem se tornar psicopatas. O Ig Nobel de Saúde Pública foi para duas equipes que estudaram se é ou não perigoso um ser humano conviver com um gato.

 

Casca de banana

Na categoria Física, levaram os japoneses que testaram se as cascas de banana são tão escorregadias como nos desenhos animados. Na categoria de Biologia, o Ig Nobel de 2014 foi para quem descobriu que os cães defecam de acordo com o campo magnético da Terra.

 

Já o Ig Nobel de Arte foi para cientistas da Itália que mediram a dor sofrida por uma pessoa quando ela é atingida por laser enquanto olha para um quadro feio. Os italianos, dessa vez o Instituto nacional de Estatística do governo, receberam ainda o Ig Nobel de Economia por

incluir a prostituição e o tráfico de drogas no cálculo do crescimento do país.

O prêmio

Apesar da provocação, o Ig Nobel é levado na brincadeira pelos cientistas e boa parte deles comparece em pessoa para aceitar o prêmio.

A cerimônia aconteceu na prestigiada Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e sempre conta com um punhado de ganhadores do Nobel de verdade – entre os mais famosos e frequentes, o Nobel de Física de 2005 Roy Glauber, cuja nobre função na premiação é varrer aviõezinhos de papel que caem no palco.

Em 2008, os brasileiros Astolfo Gomes de Mello Araujo e José Carlos Marcelino, da USP, se tornaram os primeiros brasileiros a ganhar um Ig Nobel, ao mostrar o impacto do tatu nas pesquisas arqueológicas.

Em 2000, o russo Andre Geim levou o prêmio por fazer um sapo levitar usando o magnetismo. Dez anos depois, Geim ganhou o Nobel de Física por seus estudos com o grafeno. Com isso, ele se tornou o primeiro cientista a ter a honra de ser um ganhador do Nobel e do Ig Nobel.

Entre pesquisas premiadas no passado, estão uma que mostrou que os buracos negros têm os requisitos fundamentais para serem a porta de entrada do inferno, a criação de um sutiã que serve como máscara de gás e um estudo que provou que massagens no reto curam o soluço.





Fonte: G1

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.