Visitas 127420460 - Online 304

Terça-feira, 19 de março de 2024

Terra

23/09/2014 09:12:12

Jornal paulista destaca: em Rondônia, pecuária supera atividade madeireira

O jornal Valor Econômico, diário editado em São Paulo e que dedica a maior parte de seu conteúdo a temas econômicos, publicou reportagem recente sobre os avanços da pecuária em Rondônia.


O texto destaca que a atividade já supera o setor madeireiro no PIB do Estado e hoje responde por cerca de 40% da economia local.

Leia a reportagem:


Com condições climáticas favoráveis à criação, terra mais acessível e declarada livre de aftosa, com vacinação desde 2003, Rondônia consolidou-se na última década como um novo polo de investimento do setor de carne.

Há hoje no Estado 20 estabelecimentos frigoríficos, que passam por inspeção federal - a maior parte com habilitação para exportar - e um rebanho que deve ultrapassar novamente neste ano 12 milhões de cabeças.

Em 2013, foi responsável por quase 9% de toda carne bovina exportada pelo Brasil - 70% do que foi abatido no Estado embarcou para 33 países.

A madeira perdeu espaço para a pecuária. Quase 40% do Produto Interno Bruto de Rondônia depende hoje da atividade. Com abertura do mercado externo, grandes frigoríficos como JBS, Minerva e Marfrig entraram na região, em muitos casos comprando unidades locais. "Rondônia era o pior lugar para vender boi, proporcionalmente", lembra Maurício Palma Nogueira, sócio e coordenador de pecuária da Agroconsult. "Hoje, a densidade de frigoríficos é muito alta".

Uma das grandes vantagens comparativas de Rondônia é a regularização fundiária, o que não acontece, por exemplo, no Pará.

 





Fonte: FS
Autor: Bettina Barros

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.