Visitas 128118111 - Online 378

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

24/10/2014 11:15:39

Secretário garante: postes com defeito não aumentam taxa de iluminação

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Vilhena, Elizeu de Lima, considerou extremamente conservadora a contagem realizada pelo FOLHA DO SUL ON LINE de pontos de iluminação pública que permanecem acesos durante o dia na cidade. Ao invés dos “mais de cem” postes com o problema citados em reportagem sobre o assunto, Lima declarou que na verdade há “mais de mil” na rede elétrica urbana apresentando o defeito. E, por enquanto, não há perspectiva de solução ao problema. “Nosso foco agora é consertar os pontos que estão 'queimados'”. No entanto, ele garante que o fato das luzes permanecerem ligadas durante o dia não provoca impacto sobre o valor da taxa de iluminação pública cobrada da população.
O secretário explicou que o problema dos postes que não se apagam quando o dia nasce se deve a defeito nos relés, artefato que tem a tarefa de acender a luz quando anoitece e apaga-la quando a claridade do dia toma conta do céu. No entanto, o produto que está instalado na maioria dos postes da cidade faz parte de um lote adquirido em 2011, cuja qualidade é baixa. “Muitos deles chegam inclusive a entrar em curto-circuito, danificando as lâmpadas”, explica Lima. A compra do produto de baixa qualidade se deve a discrepâncias no sistema de licitações, cuja lei determina a aquisição do produto pelo menos preço. “Nem sempre o barato significa qualidade”, pontuou.
Apesar da situação, o secretário garante que o fato de lâmpadas permanecerem acessas durante o dia não implica em aumento do valor da taxa de iluminação pública. “O cálculo é feito em cima de rateio de 18 mil pontos de luz, independente de estarem queimados ou de ficarem ligados em horários impróprios. São sempre dezoito mil pontos”, esclareceu. E, finalizando, Lima declarou que a prioridade da SEMOSP com relação a iluminação pública é recuperar os pontos que estão “queimados”, meta que pretende cobrir até o final do ano. Só depois disso é que será resolvida a questão dos relés.





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.