Visitas 128184714 - Online 293

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cotidiano

30/01/2015 10:45:03

Advogado apresenta proposta para tentar reduzir índices de violência em Vilhena

Ex-vereador de Porto Velho e policial civil aposentado, o advogado João Paulo das Virgens tem bagagem suficiente para opinar sobre a questão da violência e criminalidade que monopolizam a atenção dos vilhenenses nos últimos dias. Ele não concorda com o cancelamento do carnaval sob a justificativa apresentada pelo prefeito, porém, reconhece que há deficiências graves na área a Segurança Pública, particularmente com relação ao quantitativo de contingente. E, para não ficar apenas no papel de apontar problemas, o veterano policial apresenta uma proposta: a criação de guarda civil municipal.

João Paulo afirma que se o prefeito quisesse, poderia ter promovido o evento, “apesar de eu não concordar com custeios de ações deste gênero com verbas públicas”. Em seu ponto de vista era preciso apenas organização e antecedência para articular esquema de segurança apropriado com as polícias. “Mas, prefiro não entrar neste mérito e propor uma alternativa para o enfrentamento da criminalidade, que seria a criação da Guarda Civil Municipal, mantida pela prefeitura”.

Ele argumenta que uma tropa com cem jovens de idades entre 19 e 25 anos circulando fardada pela cidade, e com autoridade, serviria para inibir a ação de marginais, manter integridade do patrimônio público; e dar apoio à PM. “Não seria caro e tal método se mostra eficaz em muitas cidades brasileiras”, entende o advogado.

Ele também afirmou que a proposta não é novidade por aqui. “Anos atrás elaborei minuta de projeto de lei neste sentido, que foi apresentada e defendida na Câmara Municipal pelos ex-vereadores Mauro Bil e Delegada Maria Mercês. Aprovada pelo Parlamento da cidade, a medida jamais entrou em execução”, relembra. “Agora surgiu oportunidade para tirar o projeto da gaveta e colocá-lo em debate com a sociedade”, arrematou.

 





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.