Visitas 128168619 - Online 240

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

26/02/2015 11:45:06

Vereador diz que chuvas já causam perda de 10% na colheita de soja em Cerejeiras

O vereador Valdecir Atílio Kluch, conhecido como Kiko (PP), um paranaense de 50 anos, foi o segundo mais votado na eleição de 2012 em Cerejeiras. Amigo e partidário do prefeito Airton Gomes (PP), Kiko, que preside o legislativo cerejeirense no biênio 2015-2016, já foi vereador em Pimenteiras do Oeste por dois mandatos, vice-prefeito do mesmo município ribeirinho por um mandato e por duas vezes secretário de Obras da prefeitura pimenteirense. “Tenho 14 anos de vida pública e nunca respondi a nenhum tipo de ação judicial, nem notificação recebi”, ressalta o parlamentar.

Em uma entrevista ao FOLHA DO SUL ON LINE esta semana, Kiko comentou um dos assuntos dos quais ele julga mais entender: soja. Na verdade, o próprio vereador é produtor da oleaginosa e representante do setor de agricultura no município. “Sou vereador para todas as causas, mas represento o produtor rural na Câmara de Cerejeiras”, diz Kiko.

As últimas chuvas que caíram no final de semana sobre o município cerejeirense, diz o vereador, já causaram estragos aos produtores rurais da soja. “Já podemos contabilizar uns 10 por cento de perda devido às últimas chuvas, pois choveu muito num período crítico, que é o início da colheita. Tem plantador que está com a colheita atrasada e isso vai atrasar também a plantação do milho safrinha, empurrando mais prejuízos para depois”, disse Kiko ao site, no gabinete dele, na Câmara de Cerejeiras.

Ainda para o vereador, as perdas no campo refletirão, inevitavelmente, no comércio local. “Eu calculo que cerca de 40 por cento de nossa renda econômica venha da soja. Se entrar menos dinheiro na mão do plantador por causa das perdas de grãos com as chuvas, então esse produtor vai passar menos dinheiro para a cidade, uma vez que consumirá menos”, diz Kiko.

Ao passar os dados à reportagem, o vereador que representa os produtores da oleaginosa em Cerejeiras disse que pensa muito na situação dos plantadores do município. “Estou preocupado com isso. A perda do agricultor afeta a toda cidade”, diz.






Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.