Visitas 128117908 - Online 368

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Terra

02/03/2015 09:53:19

Vilhena é a única cidade de Rondônia com água encanada na zona rural

Os moradores do Setor Chacareiro União da Vitória, a 6 km do perímetro urbano da de Vilhena, inauguraram, dia 22, domingo, com a presença do prefeito Zé Rover (PP), acompanhado do Diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), Josafá Bezerra, dois poços profundos que irão levar água encanada para as mais de 100 famílias que residem na região.

No momento da entrega, o presidente da Associação de Chacareiros ASSCUV, João Mussi Benetti relembrou o sofrimento da comunidade com a falta d’água no local e os benefícios que o investimento irá trazer. “Neste setor a vida era muito difícil, o consumo era regrado e quase não conseguíamos produzir devido à escassez de água. Esse poço será muito bom para a comunidade. Um sonho realizado”, destaca Benetti, morador de União da Vitória a mais de dez anos.

O projeto foi apresentado e apoiado pela SAAE, por determinação do prefeito, sendo construído o primeiro poço em 2009 e o segundo no início deste ano. “Os moradores poderão ter uma vida mais próspera. O valor das terras triplicou e a região poderá ser mais produtiva para a comunidade. A valorização trará mais qualidade de vida e progresso para estas famílias gerando emprego e renda”, afirmou Rover.

O único fornecimento de água que chegava à comunidade era através de carros pipa que abasteciam os reservatórios particulares das casas (caixas d’água). “Eu não sabia o que fazer primeiro com tanta água, tive de ajoelhar e agradecer a Deus na mesma hora. Só quem já viveu nossa situação entende. Estamos muito gratos”, afirma Tereza Lima dos Santos, também residente em União da Vitória .

Segundo o diretor do SAAE, órgão responsável pela perfuração e instalação dos poços e rede encanada na região, o primeiro poço irá levar 14 km de água encanada a 70 famílias e o segundo poço, 4,5 km para 40 famílias. “Vilhena é o único município do Estado de Rondônia que leva água encanada até a Zona Rural. Todo o projeto foi possível graças à parceria da Associação e da comunidade”, ressalta Josafá Bezerra.

Acompanhando o prefeito na solenidade, estavam também o secretário de Educação, José Carlos Arrigo e o totular da Comunicação, Luiz Serafim, o Diretor Adjunto do SAAE, Guilherme Naré, o técnico Max Money, os vereadores Célio Batista (PP) e José Garcia (DEM), que esteve atento ativamente ao projeto. Após a inauguração, a Associação ofereceu em gratidão um almoço com alimentos que já são produzidos na comunidade.






Fonte: FS
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.