Visitas 128136652 - Online 363

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Policial

27/03/2015 12:15:25

Vilhena: presa quadrilha que aplicava vários golpes, incluindo “falso sequestro”

No início da noite de ontem (26/03), a Polícia Civil de Vilhena, em contato com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, conseguiu prender EDINEI F. M., 27 anos; ODAIR N.S, 29 anos; ORLANDO S.B, 36 anos e JACKSON C.D.S.L, 18 anos, que vinham “alugando” contas bancárias abertas em Rondônia, utilizadas por um apenado de Cuiabá (MT), identificado como sendo SIDNEI F.M.

O método utilizado pela associação criminosa garante lucrativas fraudes praticadas utilizando-se de ligações telefônicas. 

Um dos golpes se trata é famoso “falso mecânico”, em que a pessoa se identifica para a vítima como sendo um parente (sobrinho, primo etc) dizendo que está em viagem e o carro quebrou, pedindo urgentemente para quem recebe a ligação depositar um valor na conta do “mecânico”, o que na verdade não passa de um teatro, um artifício utilizado.

Outro golpe, este direcionado a empresas, é o “valor a maior”, em que o estelionatário encomenda um produto de uma empresa de outra cidade (peças de carros, por exemplo) e faz um falso depósito (envelope vazio) na conta da firma que vendeu a mercadoria, com o valor a maior que o cobrado. O mesmo golpista solicita à empresa, urgentemente, devolução do valor falsamente depositado a maior, conseguindo, assim, que a firma restitua uma quantia que posteriormente vem a descobrir que fora depositado num envelope vazio.

Um terceiro golpe e talvez o mais conhecido, aplicado por essa quadrilha, é o do FALSO SEQUESTRO, em que o infrator liga para a vítima e a coloca para falar com alguém que, se passando por um parente da vítima, aos gritos, diz que está sequestrado, pedindo então os infratores que seja feito, imediatamente, um depósito referente ao resgate na conta utilizada para praticar a fraude.

Os valores movimentados pelos infratores são altos. Somente em dois casos analisados pela equipe de investigação, foram depositados R$11.900,00 (onze mil e novecentos reais) por vítimas que caíram nesse golpe -vítimas essas do Estado do Rio de Janeiro. O preso ORLANDO chegou a afirmar que, em determinado momento, recebeu R$25.000 (vinte e cinco mil reais) em sua conta, preocupando-se com o valor movimentado.

Foi descoberto pela investigação da Polícia Civil que os presos ODAIR N.S, ORLANDO S.B e JACKSON C.D.S.L, moradores de Vilhena, “alugavam” suas contas correntes, em variados bancos, por 10% (dez por cento) do valor de cada fraude aplicada, enquanto que EDINEI F.M. conseguia agenciar os proprietários da conta, agindo em conluio com seu irmão, preso em Cuiabá (SIDNEI F.M), o qual aplicava, junto a outros apenados, através de ligações telefônicas, os referidos golpes. Todos os presos na tarde de ontem confessaram a participação no crime.

Dessa forma, a associação criminosa age em variados estados da federação, com integrantes em variadas localidades com divisão de funções (aluguéis de contas correntes, agenciadores, executores). 

Na semana passada, agentes da Polícia Civil de Vilhena conseguiram evitar um golpe que seria aplicado num casal de idosos, no chamado “falso sequestro”, onde as vítimas já estavam buscando concessionárias para vender um carro, a fim de pagar o falso “resgate”.

Portanto, novamente alertamos a sociedade e empresas que, em nível estadual nacional, há pessoas especializadas nessas fraudes que movimentam consideráveis valores obtidos nos estelionatos, para que se atente, em casos como este, procurem uma Delegacia de Polícia mais perto, ao se depararem com tais situações.

 





Fonte: FS
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.