Visitas 128090614 - Online 297

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

17/04/2015 17:22:40

Júri condena rapaz que tentou matar sobrinho do prefeito de Vilhena a tiros

No último dia de julgamentos desta pauta do Tribunal Júri em Vilhena, foi avaliada a conduta do jovem Joel Vicente de Lima, acusado de tentativa de homicídio simples contra Bruno Henrique Pereira, que é sobrinho do prefeito Zé Rover (PP). O crime aconteceu por volta das 20h00 do dia 20 de janeiro de 2009, no Ginásio de Esportes Geraldão, localizado na avenida Paraná.

Joel teria agido em parceria com outro jovem, Alison Alves Lima, suspeito de ter dado cobertura à ação do acusado. Alison foi submetido a julgamento no ano passado e absolvido por falta de provas. Hoje, foi a vez de Joel, autor dos disparos contra Bruno, ter sua conduta avaliada. 

Na defesa da peça acusatória, o promotor de justiça João Paulo Lopes relatou aos jurados que já havia uma animosidade entre as partes, pois num passado recente a vítima havia tentado matar Joel. “A conduta da vítima foi errada, mas o réu não procurou a polícia, como qualquer pessoa de bem o faria quando tem sua vida ameaçada. Ao invés disso, ele se armou, esperou um momento que julgou ser o ideal e atacou Bruno com a intenção de matar”, disse Lopes, que pediu a condenação do réu por tentativa de homicídio simples. 

O advogado do réu, Mario Guedes Junior, buscou desqualificar a acusação de tentativa de homicídio para que o réu respondesse pelo crime de lesão corporal. Em sua argumentação,  Guedes Junior citou trecho do exame de corpo de delito que diz que o ferimento causado na vítima foi leve e não lhe impunha risco de morte. “Independente do número de disparos efetuados, o ato não ofereceu risco de morte”, disse o advogado.

O advogado defendeu ainda a tese de legítima defesa putativa, argumentando para tanto a agressão anterior da vítima contra o réu.      

Apesar das argumentações do defensor, os jurados entenderam que Joel era culpado das acusações e o condenaram. A pena dosada pela juíza Liliane Pegoraro Bilharva levou em conta os antecedentes do réu, que já cumpre pena pelos crimes de homicídio e roubo a mão armada. Joel pegou pena de cinco anos, um mês e 18 dias.

O advogado de defesa disse que irá analisar a possibilidade de recorrer.    






Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.