Visitas 128123904 - Online 344

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

06/03/2012 09:08:24

Segundo casamento gay em Rondônia é celebrado em Cacoal com aval da justiça

O primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Rondônia foi realizado ontem, no salão nobre do hotel Catuaí, em Cacoal. Os jovens Antônio Carlos da Silva (Thonny Hawany) e Darciano Costa de Souza (Rafael Costa), que mantinham união estável há mais de um ano, trocaram alianças em cerimônia civil, diante de tabelião e testemunhas.
Thonny Hawany e Rafael é bacharel em Direito. Os dois fizeram o pedido de casamento civil na justiça de Cacoal e o pleito foi acatado pelo juiz Áureo Virgílio Queiroz, com parecer favorável da promotora Vaneska Monteiro Nascimento Santos.
REGISTRO DO PRIMEIRO CASO FOI EM MAIO DE 2011
 Em Rondônia só há notícia de um casamento homossexual oficializado ainda em maio do ano passado. No dia 21 daquele mês o  biólogo Joelson Oliveira Barros, 36, e o turismólogo Elizângelo Santos, 38, oficializaram o primeiro casamento civil gay no Estado. Até então a única forma de oficializar o relacionamento de homossexuais se dava através de contrato firmado em cartório, com garantias de direitos e deveres para ambos.
Apesar do clima festivo e da garantia de direitos aos casais homossexuais, a violência ainda é um preocupantes. O jornal Diário da Amazônia publicou matéria recente mostrando números da violência contra homossexuais no Estado. A matéria publicada em 21 de janeiro cita números que colocam Rondônia entre os Estados que mais há registro de mortes de  homossexuais. Oito homossexuais foram assassinados em 2011, sendo eles seis travestis, um gay e uma lésbica.
 





Fonte: Thonnyhawany.blogspot.com/Diário da Amazônia
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.