Visitas 130930048 - Online 266

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Geral

28/04/2016 09:41:54

Grávida, vilhenense conta como é a vida na Suíça, país onde mora há seis anos

Anna Khatia trabalha como assistente de enfermagem

Morando há seis anos na Suíça e casada com um cidadão daquele país, a vilhenense Anna Khatia Dall'Osto está grávida de oito meses. A primeira filha da morena que passou a maior parte da vida em Rondônia, terá dupla cidadania.
Em seu perfil no Facebook, Ana acompanha tudo o que acontece no Brasil, e se surpreende com os escândalos que abalam o país e sua cidade natal. Morando numa pequena localidade à beira de um lago gelado, chamada Spiez, e trabalhando na badalada capital suíça, Berna, a futura mamãe confessa sentir saudades dos amigos.
Atualmente atuando como assistente de enfermagem, mas cursando faculdade para ocupar cargos superiores da saúde suíça, a gestante lembra que migrou para o país europeu, sinônimo de bons queijos e chocolates, para cuidar da filha recém-nascida da irmã, que já morava lá.
Falando com o FOLHA DO SUL ON LINE através do bate-papo do Facebook, a profissional de saúde explicou como é a maternidade na  Suíça: “Aqui somos obrigados a pagar um plano de saúde, mas pessoas que não tem condições recebem uma assistência do governo. Quando temos um filho, o governo ajuda com uma pequena contribuição no nosso salário.Isso custa mensalmente em torno 800 reais por criança”.
Para pessoas sem trabalho, o sistema ajuda com moradia, plano de saúde e uma quantia mensal por mês para a família. “Mas com um detalhe: só recebe isso quem realmente precisa”, ressalva Ana, lembrando a tradição de honestidade dos cidadãos daquele país, acrescentando que, ao voltar ao mercado de trabalho, o dinheiro é devolvido pelo beneficiário.








Fonte: Foto: Álbum de família
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.