Visitas 131131885 - Online 329

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Política

02/10/2016 13:58:04

Sem santinhas voando; justiça faz valer lei, e eleição em Vilhena tem ruas limpas

Promotor assegurou que multa alta e possibilidade de processo criminal inibiu ao prática

 

Nestas eleições uma mudança é visível àqueles mais atentos: a ausência de panfletos de propagando dos candidatos, os famigerados santinhos, jogados nas ruas próximas aos locais de votação.

 

A atitude que sujava as ruas da cidade bem que poderia ter partido de livre e espontânea vontade dos candidatos e partidos. Mas somente aconteceu, segundo o promotor eleitoral Paulo Lermer por força de lei e imposição de multa alta por parte da justiça eleitoral vilhenense. “Essa lei sempre existiu, para este pleito intimamos os partidos, as coligações e os candidatos e os sujeitamos a uma multa elevada em caso de ser pegos santinhos no chão, o que implica também em questões ambientais e na própria segurança pública”, explicou.

 

Para o promotor, a tática, além de criminosa, não surte o efeito que os partidos e candidatos acreditam, já que a esta altura os eleitores já devem ter feito suas escolhas. “A pessoa que vai votar ela teria que está preparada, sabendo qual é o candidato, então não vai influenciar. Eu vejo assim, aqueles que jogam os santinhos no chão não mereciam nem voto, por que não estão respeitando nem a questão da limpeza pública”, pontuou.

 

Lermer também explicou que além da multa, existe também a parte criminal, que era mais difícil de provar, uma vez que implicar em demonstrar se houve ou não intenção. “Dessa vez a orientação do próprio juiz eleitoral foi a de que todos aqueles cujos santinhos fossem encontrados próximos as escolas, próximas as urnas, seriam processados”, concluiu.

 

Os eleitores também notaram a diferença. “É uma mudança considerável, pelos anos que vem se falando em mudança na política pelo menos dessa vez aqui na nossa cidade, uma mudança de atitude com relação a esta questão, por que era muito feio aquele monte de papel na rua, espero que isso seja mantido para as próximas eleições”, disse o eleitor Junior Massaroni.

 

A reportagem do Folha do Sul Online verificou alguns pontos de votação em diferentes áreas da cidade, e não encontrou os santinhos nas ruas. 

 

 





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.