Servidores se revoltam com proposta do Governo de Rondônia para “terceirizar” escola em Vilhena
LEVANTAMENTO
ICE - Instituto de Corresponsabilidade pela Educação
Exigências Presentes no Programa para
selecionar escola participante
Infraestrutura/ Alunos atingidos
· Atender
critérios
de tamanho,
infraestrutura e
segmento.
Listar
condições de
infraestrutura
das escolas: (Critério número 1: Escolas com
infraestrutura mínima adequada para receber o modelo com cozinha, refeitório,
banheiros e vestiários, laboratórios e biblioteca).
Realidade dos alunos dentro do projeto:
O Noturno deixaria de existir, alunos
que estudam pela manhã ou tarde e que trabalham meio período não teriam vagas,
alunos que freqüentam qualquer curso profissionalizantes ou outro curso
qualquer não poderia estudar dentro do projeto, alunos que dependem de
transporte escolar também não seriam contemplados e o ensino fundamental será
extinto de vez em nossa escola
Realidade de professores
Professores muito bons que atuam também
em escolas particulares perderão quase 3.000 reais de salário para ficar na
escola com a gratificação de exclusividade de 620,00, ou seja, perderemos bons
professores.
Realidade da Escola.
A escola não tem estrutura para
oferecer almoço para 400 alunos nem mesmo menos que isso, não temos refeitório,
o espaço usado cabe somente uns 20 alunos sentados, os demais teriam que se
sentar no chão.
Refeitório: inexistente
A Escola Álvares de Azevedo não possui um refeitório, o espaço usado pelos
alunos para a merenda é o pátio interno próximo à cozinha e é usado pelos
alunos durante o intervalo do recreio e o mesmo tem somente duas mesas com
capacidade para 16 alunos, sentarem confortavelmente, mas já apresentam
estrutura comprometida, os demais se acomodam no chão ou se alimentam em pé o
que é extremamente desconfortável. Dificuldades enfrentadas pelos alunos
do Integrar que fazem as refeições na escola: ao término das refeições cada um
lava pratos e talheres usados, mas falta lavatório adequado para isso. No
momento eles utilizam um bebedouro velho que fica no espaço do pátio de acesso
à quadra de esportes.
Na época das chuvas, o espaço que é utilizado como refeitório pelos alunos se
torna inabitável por causa dos temporais e ventos, pois a chuva molha tudo sem
possibilidade de ser usado como refeitório ou outros.
No período das 11:45 às 13:00 – intervalo para almoço e descanso, os alunos que
sentem necessidade de descanso, deitavam no chão ou em colchonetes
emprestados da sala de educação física – falta espaço adequado para descanso ou
tirar uma soneca. Falta esse espaço e um lugar específico para o lazer daqueles
que necessitam se movimentar. Sugestão dos alunos: uma sala de jogos com pebolim,
ping-pong, sinuca, xadrez e outros.
É necessário que os alunos tenham um monitor/monitora acompanhando suas
atividades ou descanso durante esse período de almoço.
Banheiros
Sanitários feminino e masculino são cinco em cada um, porém nem todos
funcionam, necessitando de reforma completam, inexistência de chuveiros
adequados para o banho, uma vez que nossa região é extremamente quente e o
banho é de extrema necessidade para a maioria. O que temos foi insuficiente para
60 alunos do Integrar, tornando inviável para a quantidade de alunos
pretendida. Opção – reforma completa ou construção de novos banheiros no espaço
interno da escola e construção de banheiros na quadra de esportes.
Vestiário
A escola não possui vestiário.
Reforma completa da quadra de esporte,
pois a mesma é incompatível para o número de alunos.
Salas de aulas
Faltam equipamentos como microfone para professores, caixas de som, lousa maior
com fórmica de qualidade que não manche, ar condicionado mais potente para as
salas grandes, resolver o problema de reflexo da iluminação no na lousa.
Apostilas preparadas com qualidade por disciplina com conteúdos do ano inteiro
feitas em gráficas. Reforma completa com armários suficientes para guardar o
material didático dos professores e alunos separados por disciplina e série.
Reparar o telhado, pois algumas salas estão com goteiras.
Internet
Falta internet de qualidade funcionando
em todas as salas para ser utilizadas durante as aulas que necessitam de acesso
tanto de professores quanto de alunos – Falta internet de qualidade para
acessar os diários eletrônicos e registrar frequência, conteúdos e notas de
alunos.
Biblioteca
Falta mobiliário completo, computadores
com internet de qualidade para pesquisa dos alunos e arquivamento de acervo.
Atualizar o acervo existente, pois as publicações são antigas.
Laboratórios
Laboratório de Informática: Necessita
melhorar a rede elétrica para evitar quedas abruptas dos equipamentos,
potencializar a internet, pois a mesma é fraca.
Laboratório Seco – falta um
laboratório seco de Física e Matemática
Laboratório de Química e Biologia – adequação do
laboratório com materiais, equipamentos e bancadas suficientes.
Auditório
Reforma das cadeiras, liberar a parede
da frente com suficiente e centralizado para uso do data show – a posição
ocupada pelos aparelhos de ar condicionado empurram o data show para a extremidades
da parede, prejudicando a visibilidade, retirar ou mudar a lousa do auditório
de lugar.
Rede de Esgoto
Necessita de reparos, pois no calor ou
em época de chuva os vizinhos do entorno reclamam do odor intenso e também no
ambiente escolar. Há momentos em que os ralos exalam um cheiro terrível
Bicicletário
Falta espaço suficiente para todos as
bicicletas serem guardadas com segurança e uso dos cadeados.
Acessibilidade
Adaptação e acesso à secretaria e
outros setores com rampas apropriadas e rebaixamento de balcões de atendimento.
Alargamento de portas para pessoas com deficiência que usem cadeiras de rodas
Implantação do projeto na Escola -
Clientela
Previsão de matrícula na escola e
implantação do projeto de forma gradual de acordo com as adaptações executadas,
respeitando e incorporando os alunos que trabalham, que frequentam cursos
profissionalizante, que cursam a guarda mirim, os alunos que dependem de
transporte para estudarem e os alunos reservistas do exército e também os
alunos do noturno, assim seria possível aceitar as mudanças, desde que
incorporadas ao sistema atual. Nossa escola não tem estrutura, espaço, nem
equipamentos para funcionar no período integral com o número de alunos
existentes, nem a quantidade prevista.
Processo seletivo
Uma questão preocupante para os
docentes e demais servidores da escola é a remoção dos professores efetivos das
escolas que aderem ao Ensino Médio Integral. Isso porque, conforme o programa
apresentado e informações repassadas pela Coordenadora da CRE/VHA, o docente
dessas unidades deve passar por um processo seletivo e aderir voluntariamente
ao Regime de Dedicação Exclusiva.
Para nós servidores, isso retira o
direito do professor já concursado de trabalhar na escola em que escolheu
exercer seu cargo. É preciso acabar com essa remoção ‘ex-offício’. Somos contra
essa forma perversa de mais uma vez humilhar os professores ao dizer ‘você não
é capaz’. Porque você vai sair dessa escola para colocarmos ‘gente capaz.
Só que não tem uma escola de tempo integral desse modelo no Estado, então, em
tese, está todo mundo igual. Defendemos que o ideal é focar na formação
continuada dos docentes, de acordo com a forma como a escola irá trabalhar.
Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação