Visitas 130114433 - Online 287

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Política

10/01/2017 11:39:58

Câmara de Vilhena altera horário de sessões; proposta já havia sido rejeitada em 2013

Vereador que não aceitou mudança hoje está preso
 
Foi aprovada, na manhã desta terça-feira, 10, a alteração do horário das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena para as 19h30, a partir de fevereiro. Todos os parlamentares votaram a favor da matéria, que pretende favorecer a participação popular na Câmara. 
 
O projeto de resolução que alterou o horário é o n° 001/2017 e muda o Regimento Interno da Casa. A mudança contou com um “experimento” na semana passada, quando a eleição da presidência do Legislativo foi realizada em sessão extraordinária às 19h30, sob convocação do vereador Rafael Maziero (PSDB). O teste foi considerado um sucesso pelos vereadores, tendo em vista a presença de mais de 400 pessoas, que se espremeram para assistir as deliberações do Parlamento.
 
PROJETO FOI REJEITADO
Em julho de 2013 o movimento social “Dia do Basta” protocolou requerimento junto à Câmara de Vereadores solicitando a alteração do horário das sessões para o período noturno. Líderes do movimento, os advogados Eduardo Hartmann e Rafael Maziero protocolaram o pedido junto ao presidente da Câmara na época, Vanderlei Graebin (PSC), hoje preso. 
 
O requerimento sequer foi lido no plenário, rejeitado de imediato em conversa da Presidência com os requerentes. Durante sua campanha, Rafael incluiu esta como sua primeira promessa, caso fosse eleito. “Na época, não fomos atendidos, infelizmente. Em apenas 10 dias de mandato, no entanto, tenho a felicidade de comemorar que conseguimos! Essa conquista só foi possível devido à consciência e a preocupação dos outros vereadores com a população. Eles também votaram hoje de forma favorável e unânime à matéria, tanto que o projeto não teve propositor, afinal, todos os vereadores apresentaram o projeto juntos”, explica Rafael.
 
 




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.