Visitas 128157961 - Online 367

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

20/02/2017 09:40:27

Absurdo: negligência no Hospital Regional de Vilhena pode ter levado pacientes à morte

Tecidos coletados para a realização de biópsias foram devolvidos por laboratório

Um leitor do FOLHA DO SUL ON LINE enviou para a redação do site fotos e receituários para denunciar um crime contra a saúde de alguns vilhenenses: as imagens mostram diversos recipientes plásticos usados para guardar material de biópsia que nunca foram submetidos a análises laboratoriais.

Em contato com a diretora do Hospital Regional, onde as amostras eram mantidas, a situação foi confirmada. De acordo com Graziele Pimenta Jacob, o fato é verdadeiro e será apurado. “Eu mesma estou indignada com esse absurdo. Vou ligar no Lacen pra ver o que pode ser feito”.

A diretora se refere ao Laboratório Central, em Porto Velho, que devolveu o material sem analisá-lo, alegando que não estava prestando mais o serviço. Existem amostras de tecidos do ano de 2014 amontoadas num canto da unidade de saúde local. Embora seja mantido em solução química que tenta lhe preservar, o material talvez tenha que ser descartado.

O secretário de Saúde de Vilhena, Marco Aurélio Vasques, também falou ao site e disse que abrirá sindicância a fim de apurar os responsáveis pela omissão.

Como este tipo de exame (biópsia) é indispensável para confirmar (ou desmentir) diagnósticos de doenças graves, como câncer, muitos pacientes podem até ter morrido em Vilhena esperando os resultados dos exames que, por um misto de incompetência e desumanidade, jamais iriam chegar.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.