Visitas 128138853 - Online 395

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Arte e Cultura

07/07/2017 14:32:09

Artesã expõe pelo décimo ano na Expovil e mostra que organização da categoria ajuda a todos

Hurby é coordenadora dos artesãos que estão expondo ao lado da Feneville 

Há uma década encantando crianças e adultos com suas bonecas, almofadas e mini-cenários na Expovil, a artesã Hurby Santos considera este ano já de vitória para a categoria que representa. “Os artesãos se uniram e decoraram este espaço, cuidam da limpeza e os tamanhos das mesas são padronizados para que seja um ambiente mais bonito”. Ela coordena o grupo de artesãos que ocupa o pavilhão anexo à Feneville. 

Hurby, que começou a expor do lado de fora dos pavilhões, “no poeirão”, e que pela primeira vez está no pavilhão da imprensa, comemora as vitórias e o reconhecimento dos artesãos como categoria profissional na cidade. “São cento quarenta pessoas em Vilhena cadastradas como artesãos. Pessoas deprimidas que estão melhorando, mães que estão sustentando suas casas... Antes, não havia essa consciência do artesanato como profissão, mas agora dá para sentir o respeito”.

Agradecendo ao apoio da Fundação Cultural de Vilhena e do Governo do Estado, e citando o PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) como fontes da boa fase da categoria, a artista relembra os primeiros tempos, em que os próprios artesãos se reuniam e faziam exposições por conta própria na cidade, ela finaliza: “Somos uma grande família e cada um ajuda o outro no que pode”. 





Fonte: Folha do Sul
Autor: Suzane Schmitka

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.