Visitas 128146507 - Online 351

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

21/06/2011 15:19:45

Igreja Luterana é homenageada na Assembleia por seus 40 anos em Rondônia

 Aconteceu na manhã de hoje (terça-feira,(21), Sessão Solene, de autoria do deputado Luizinho Goebel (PV), para homenagear os 40 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Rondônia. O evento está marcado para começar às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, com um culto ministrado por um pastor da Igreja Luterana do Brasil.

O deputado Luizinho é membro da congregação em Vilhena e por saber do trabalho de dedicação pela obra, solicitou a Casa de Leis a homenagem a Igreja. “Sabemos que essa atividade, esse ministério é um trabalho árduo, mas de grandes recompensas. Se dedicar a obra de Deus é gratificante, pois sabemos que é o desejo do Senhor”, destacou Luizinho.

Ao falar sobre a história da igreja, o deputado fez questão de lembrar o início dos trabalhos da igreja em Rondônia na década de 70. Os primeiros pastores foram Evaldo Maron e Egon Eidam que vieram de Cuiabá para dar atendimento aos imigrantes luteranos. Em 1971 foi celebrado o primeiro culto luterano no, então Território Federal de Rondônia, na casa do Sr. Alfredo Strey, em Pimenta Bueno.

Em 28 de Agosto de 1971, foi oficialmente fundada a primeira congregação luterana em Pimenta Bueno. No mesmo ano os trabalhos começaram em Espigão do Oeste e daí por diante não parou mais. Hoje a igreja luterana do Brasil tem trabalhos em mais de 30 cidades de Rondônia, entre elas: Alta Floresta, Alto Alegre do Parecis, Anary, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Castanheiras, Cerejeiras, Colorados do Oeste, Costa Marques, Espigão do Oeste, Itapuã, Jaru, Jí-Paraná, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Outro Preto, Pimenta Bueno, Porto Velho, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Domingos, São Francisco, são Felipe, Seringueiras e Theobroma.

O deputado destacou ainda que, além disso, a Igreja Luterana também se preocupou com a educação regular, e seguindo um lema antigo, “ao lado de cada igreja, uma escola”, a igreja trouxe a escola Ulbra para Rondônia. Inicialmente instalada em Ji-Paraná, onde cresceu e se desenvolveu trazendo progresso científico para nossa região. Logo depois instalada em Porto Velho, que hoje atende mais de 1.500 alunos.





Fonte: ALE/RO
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.