Visitas 128178451 - Online 371

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

04/04/2018 16:13:37

Vereadores vão investigar “fura-fila” e até denúncia de propina na Central de Regulação em Vilhena

Diretora da entidade deve ser convidada a se explicar na Câmara

Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Vilhena os vereadores aprovaram, sem voto contrário, o Requerimento nº 023/2018 que cobra do executivo informações sobre o número de consultas e exames especializados realizados pelo Estado para o município nos Hospitais Regionais de Vilhena e Cacoal, referentes ao período de 02 de janeiro de 2017 a 31 de março de 2018. Solicita também o encaminhamento da lista de espera das especialidades; informações de quais critérios são usados para a inserção no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e se o paciente recebe algum comprovante deste agendamento. O requerimento foi proposto pelos vereadores Ronildo Macedo, Wilson Tabalipa e França Silva, do PV; e por Rafael Maziero, Samir Ali, Adilson de Oliveira, do PSDB. 

O vereador Rafael Maziero foi o primeiro a se pronunciar sobre o assunto e disse que tem recebido denúncias de que algumas pessoas levam dois anos para conseguir fazer o exame, enquanto outras conseguem em um tempo menor, indício de que algo não está sendo feito da forma correta. 

Wilson Tabalipa também se pronunciou e disse que é necessário obter tais informações para se conhecer, saber como funciona e o que está errado, para que se possa proporcionar um atendimento que beneficie a todos.

A vereadora Leninha do Povo (PTB), que se elegeu com a bandeira da saúde, apoiou a iniciativa e confirmou que também tem recebido inúmeras reclamações envolvendo a regulação de consultas. 

Samir Ali relembrou que, pela morosidade do sistema, já houve casos em que a ligação da confirmação do agendamento da consulta só chegou cinco ou seis anos após a morte do paciente.  Ele também disse receber reclamações de pessoas que passam a frente de outras, furam a fila. 

O vereador França Silva defendeu que é função do vereador fiscalizar, checar denúncias e analisar procedimentos. Ele disse que é este o objetivo do Requerimento apresentado: dar mais transparência à Secretaria de Saúde, ao analisar denúncias que chegam à Câmara.   
   
Já o vereador Ronildo Macedo foi mais enfático ainda e defendeu a aprovação do Requerimento, porque, segundo ele, “as denúncias são graves, se fala até em propina”, disse o parlamentar que defendeu também que o presidente do Legislativo convide a chefe de regulação a ir até a Câmara Municipal para dar explicações sobre o caso. 

O presidente do parlamento vilhenense, Adilson de Oliveira, disse que as denúncias são graves e que se a situação foi real, a Casa de Leis irá tomar uma atitude.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.