Visitas 128171415 - Online 257

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

08/05/2009 13:17:26

296 VILHENENSES ESTÃO SEM TÍTULO ELEITORAL

Encerrou dia 16 de abril o prazo para a regularização dos títulos dos eleitores que não haviam votado em três eleições consecutivas. Com o fim do prazo, as pessoas que não compareceram junto ao Fórum Eleitoral tiveram o título cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta situação se encontram 296 vilhenenses e 29 chupinguaienses, visto que os moradores daquela cidade fazem parte da zona eleitoral de Vilhena.

Segundo a auxiliar cartorária Luzia Arcanjo, apenas uma eleitora se dirigiu ao Fórum para reaver o título. “Provavelmente a maioria destes nem more mais na cidade. Muitas vezes, quando mudam de localidade, as pessoas esquecem de transferir o documento”, analisa a auxiliar, ao comentar que o número de títulos cancelados em 2009 se equiparou ao do ano passado. Levando em conta que existem cerca de 51 mil eleitores em Vilhena, tem-se uma margem de 0,6% destes com o título irregular. Em Chupinguaia o índice é o mesmo.

“Quem deseja conseguir o título de eleitor de volta, deve trazer cópias e originais dos documentos pessoais, bem como um comprovante de residência. Para que o processo seja efetuado, o eleitor deve ainda pagar uma multa de R$ 10,53, correspondente aos três pleitos nos quais deixou de votar ou justificar a ausência”, explica Luzia, que assegura que, apesar de ser um título novo, o número do documento permanecerá o mesmo.

Sem o título de eleitor, o ingresso em faculdades, empregos e concursos públicos fica comprometido. Além disso, uma multa de R$ 3,51 será computada para cada eleição que o cidadão deixar de participar. “Na verdade, o prejuízo de não regularizar a situação é do próprio eleitor”, completa Luzia.





Fonte: Fórum Eleitoral
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.