Visitas 128087392 - Online 302

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

17/06/2009 19:09:16

3º BPM COMBATE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS EM CHUPINGUAIA

Na última segunda-feira, 15, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, coronel João Moreira Bonfim, juntamente com a equipe do Proerd, participou do 1º Seminário Municipal do Enfrentamento à Violência contra o Idoso, realizado na cidade de Chupinguaia.

     O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, representantes das religiões evangélica e católica, alunos do ensino médio da Escola Municipal Chupinguaia e mais de quarenta idosos abrilhantaram a solenidade.

     O secretário do bem-estar social, Reginaldo Shalon, agradeceu ao Coronel Bonfim, a parceria do 3º Batalhão junto às atividades realizadas naquele município e enfatizou a importância da participação da Polícia Militar na luta contra a violência aos idosos.

     O seminário colocou em discussão a temática da violência, para despertar nas duas gerações, jovens e 3ª idade, o interesse pelo conhecimento ao estatuto do idoso que desde outubro de 2.003, foi instituído e destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. "Muitas vezes as pessoas se chocam ao assistir uma cena de violência física contra idosos, porém não se atentam que no momento em que se deixa um idoso em pé e não se levanta para ceder-lhe o assento, também está praticando um ato de violência". Enfatizou o Coronel Bonfim.

Proerd

     A equipe do Proerd, representada pelos sargentos Magalhães e Fagundes, iteragiu com os idosos mostrando de uma forma dinâmica quais os prejuízos causados pelo alcoolismo e tabagismo. Através de um teatro foi possível ilustrar a importância de viver a melhor idade longe do álcool e do cigarro, para assim prolongar os dias e aproveitar de uma maneira saudável esta etapa da vida.

     A participação da turma da 3ª idade nas palestras foi brilhante, o mais idoso que participou do seminário foi o senhor Felício Ferreira dos Santos, com seus cento e nove anos, compartilhou sua experiência acerca da importância de ser feliz, e revelou o segredo da longevidade. Segundo ele, a alegria é o melhor remédio para todas as doenças que vão surgindo com a idade. 





Fonte: PM
Autor: Lenilson Guedes

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.