Visitas 128171873 - Online 259

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Meio Ambiente

16/05/2009 10:01:11

CAMINHONEIRO É MULTADO EM QUASE R$ 3 MILHÕES

Na madrugada do domingo retrasado, dia 03, por volta das 5h da manhã, uma carga vinda de Buritis foi apreendida no posto fiscal da divisa entre Rondônia e Mato Grosso. O condutor carregava 4.950 kg de palmito, açaí e pupunha em um caminhão Mercedes, placa LZQ – 9615, cor vinho. Sem a Guia de Transporte Florestal (GTF), o caminhoneiro não estava autorizado a transportar o carregamento.

“O dono do caminhão foi autuado duas vezes. Uma por vender e outra por transportar de forma ilegal os produtos. As duas multas juntas somaram um total de R$ 2,9 milhões”, explicou Edevar Sovete, coordenador dos fiscais do Ibama no Cetremi. Segundo o coordenador, o motorista alegou que não sabia da origem da carga. “Ele disse que só pegou o frete e que achava que estava certo. No entanto, a carga ficou retida e está aqui até hoje. A Vigilância Sanitária irá verificar os produtos e avaliar se estão em boas condições para que sejam doados à SEMBES”, destacou Edevar.

A apreensão faz parte da Operação Portal, que ocorre na base operativa portal da Amazônia desde o fim do último mês. O principal objetivo da ação de fiscalização é evitar o transporte ilegal de produtos de origem florestal vindos do sul do Amazonas, Oeste de Mato Grosso e dos estados do Acre e Rondônia. Durante as ações, 48 caminhões que transportavam madeira ilegal e 960 metros cúbicos de madeira foram retidos.  Até o momento um total de 435 caminhões foram vistoriados.

 





Fonte: Posto Fiscal
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.