Visitas 141662938 - Online 218

Quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Política

20/08/2009 20:48:53

CONDENADO POR MANDAR MATAR RADIALISTA, EX-DEPUTADO CASSADO QUER VOLTAR À CÂMARA FEDERAL

Pioneiro do mensalão. Condenado por mandar matar um radialista do município de Machadinho do Oeste, interior de Rondônia. Tema de teses acadêmicas. Um dos primeiros políticos cassados por corrupção após a redemocratização do País. Nocauteou a colega com um cruzado de direita dentro do plenário da Câmara dos Deputados. Irmão do prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura (PMDB), pré-candidato ao Governo de Rondônia. Alvo de processos no Conselho Regional de Medicina acusado de ferir a ética médica.

Esse é o controvertido Nobel Moura, mais conhecido por Dr. Nobel, que, nessa quarta-feira, teve anunciado seu retorno ao cenário político regional.

Ele se filiou nessa quarta-feira ao Partido Humanista da Solidariedade ( PHS) com pretensão de disputar, em 2010, uma vaga no Senado ou na Câmara Federal - Câmara da qual foi expulso em 16 de novembro de 1993 por corrupção.
Médico, o ex-deputado federal Nobel Moura atende atualmente no Hospital Regional de Ariquemes, além de outras unidades hospitalares nos municípios vizinhos.

Segundo nota divulgada pelo PHS, que alardeou a filiação como uma grande conquista  da legenda, Nobel “ volta ao cenário político regional amadurecido e com novas idéias”.

Diz o ex-deputado cassado: “... estamos diante de um novo cenário político que exige uma seriedade maior no trato com o bem público e são esses princípios que me motivou (sic) por essa filiação, além de colocar o meu nome à disposição como pré-candidato do PHS nas próximas eleições, para tentar novamente representar o povo de Rondônia no Congresso Nacional”.

“INJUSTIÇADO NO PASSADO, QUERENDO SER ABSOLVIDO NO PRESENTE” Segundo a nota do PHS , “Dr. Nobel” recebeu, há 40 dias, o convite pessoalmente do presidente regional do Partido Humanista da Solidariedade , Herbert Lins. Na ocasião, Lins estava acompanhado do presidente municipal do PHS de Porto Velho, Alex de Freitas.

Ainda de acordo com a nota divulgada pelo PHS, Nobel Moura afirmou ainda que “madurou (sic) a idéia e os argumentos foram convincentes para tomar a decisão em família e com amigos mais próximos de voltar à política e demonstrará no percurso da campanha ao eleitor rondoniense o quanto foi injustiçado no passado e o quanto deseja ser absolvido no presente, passando pelo crivo da urna e pela reconquista da confiança do eleitor”.

Na década de 90, Nobel Moura ficou famoso nacionalmente. Na época no PTB, ele esmurrou a então deputada federal Raquel Cândido em plena Câmara dos Deputados. Ela o acusou de lenocínio e tráfico de cocaína.

Os escândalos no qual se envolveu deram a Nobel Moura notoriedade no cenário político nacional. Com ele, secundado por colegas como a própria Raquel Cândido e Jabes Rabelo (cassados), Rondônia passou a figurar no imaginário da corrupção política, gerando, inclusive, teses acadêmicas. Com Nobel Moura, conforme essas teses acadêmicas, a Política de Rondônia passou a ser vista comumente, no cenário nacional, de forma extremamente depreciativa e violenta.

Em termos de produção parlamentar, Nobel Moura também não deixou saudades. Ele foi o autor de projetos irrelevantes, que não foram à frente.

Nobel é de uma época em que seu colega Jabes Rabelo, irmão do mega-traficante Abidiel Rabelo, apresentou um projeto para que fosse autorizada a venda de cocaína nas farmácias. Dias depois, o irmão de Jabes foi preso com quinhentos quilos de cocaína e uma carteira da Câmara dos Deputados.





Fonte: Tudo Rondônia
Autor: Rubens Coutinho

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.