Visitas 128123777 - Online 325

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

07/10/2009 02:54:28

FAZENDEIRO ACUSA SERTANISTA DE “PLANTAR” ÍNDIOS EM SUA PROPRIEDADE

O pecuarista Carlos Schumann acusa o sertanista Marcelo dos Santos (NA FOTO, À DIREITA), da Funai (Fundação Nacional do Índio), de “plantar” dois índios há cerca de dez anos a 20 km da sede de sua fazenda, no município de Corumbiara (RO). Ele perdeu a posse da propriedade, transformada em reserva indígena. No local, existem três mil cabeças de gado.  

Schumann afirma que foi Marcelo quem levou os índios para a área para se vingar de um outro fazendeiro vizinho – Antenor Duarte – com quem o sertanista teria desavenças pessoais.

Atualmente, Marcelo está aposentado da Funai e mora no estado de Goiás. A pedido do site www.folhadosulonline.com.br, ele se manifestou sobre o caso por e-mail. Veja:  

 
**

A Terra Indígena Omere, objeto da revolta do senhor Schumann, não foi criada em cima de uma ficção, de um sonho mirabolante, de uma "plantação de índios". As afirmações do senhor Schumann não ofendem somente a mim, funcionário público aposentado, condecorado pelo Itamarati, que nunca respondeu a qualquer sansão administrativa ou disciplinar na Funai. Ofende também ao Ministério Público Federal que acompanhou atentamente todo esse processo desde o início, e vem defendendo os direitos dessas populações indígenas desde então. Ofende também a todos os Juízes Federais - e foram vários -, que garantiram o direito à terra aos Akunt'su e aos Canoe em inúmeras liminares até que a União legalizou definitivamente esse direito. Para tanto, antropólogos, linguístas, topógrafos, sociólogos e vários técnicos e estudiosos definiram legalmente os limites desta área. Lamento apenas que os assassinos que massacraram esses povos continuem impunes. Finalmente, ofende ao povo brasileiro, menosprezando nossa capacidade de discernir entre a verdade e a mentira.





Fonte: FS
Autor: Redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.