INCÊNDIO CONSOME VEGETAÇÃO EM RESERVA DA FORÇA AÉREA
Instantes atrás, a reportagem do www.folhaodosulonline.com.br flagrou um incêndio consumindo parte de uma área de mata nas proximidades do aeroporto Brigadeiro Camarão. As chamas já devastaram quase um alqueire de vegetação nativa e a fumaça encobre parte do céu por onde trafegam os aviões que aterrissam em Vilhena.
A área atingida pelo fogo fica dentro de uma reserva da Aeronáutica, a pouco metros de onde está instalado um radar do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), responsável pelo monitoramento aéreo da faixa de fronteira nesta região.
O site entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e foi informado de que uma viatura da corporação já teria ido ao local. De acordo com o sargento Marcos Pereira, como a área atingida não permite o acesso de caminhões, os bombeiros entraram a pé na mata, através de pequenas “picadas” e controlaram as chamas através de abafadores. Marcos descarta a possibilidade de as labaredas atingirem áreas mais densas de floresta e lamenta que o local, onde nasce o rio Barão de Melgaço, não conte com um sistema de vigilância. O bombeiro não quis arriscar palpites sobre as possíveis causas do incêndio, mas disse ter certeza de que a queimada foi provocada por ação humana.
Fonte: FS
Autor: Irenaldo Malta