Visitas 73907832 - Online 196

Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

Esportes

10/05/2009 22:38:07

KARTISTAS DO ESTADO SE REÚNEM EM VILHENA

 

 

Na tarde deste domingo, 10, às 14h, estiveram reunidos 24 pilotos de Kart de Rondônia e Mato Grosso na pista do Automóvel Clube de Vilhena (ACV), próximo ao Parque de Exposições Ovídio Miranda de Brito. Tanto o ACV quanto os Kartistas Associados de Rolim de Moura (RM Kart) foram responsáveis pela organização do evento. As duas corridas realizadas na ocasião deram o ponta pé inicial no Campeonato Estadual de Kart (Copa RD). O público, que chegou a somar mais de 300 pessoas, presenciou um show à parte do único representante vilhenense na etapa, Patrick Zoche.

A disputa foi composta de duas baterias, que deveriam durar 15 minutos cada. Antes de a emoção começar, porém, todos permaneceram em silêncio por um minuto em homenagem ao falecido ex-presidente do ACV, Valter Filus. Na primeira corrida, os kartistas voaram baixo, atingindo uma velocidade média de quase 90 km/h. Patrick ficou em segundo. Feita a pesagem dos veículos, que não podem ter mais que 170 kg com seus condutores dentro, era hora dos corredores partirem para as voltas definitivas. As posições de largada, no entanto, foram dispostas de forma invertida. O primeiro colocado foi pra última posição e o lanterninha largou com a pole position. Os motores de 30 HP roncaram alto e tiveram até apresentação de safety car, mas a animação só durou por aproximadamente 10 minutos, quando uma chuva torrencial castigou o autódromo. Mesmo assim as 13 voltas completadas na segunda bateria foram válidas. Os cinco primeiros colocados receberam troféus no final da competição, por volta das 17h.

“Apesar de ter ficado em primeiro colocado geral, não estou participando oficialmente do campeonato, ainda. Corri hoje apenas para representar a cidade-sede, visto que o motor de meu kart não é adequado à categoria. Na próxima etapa, entretanto, pretendo correr pra valer”, explicou o vilhenense Patrick Zoche. Segundo ele, que pilota o mini-carro há 11 anos, a corrida tirou Vilhena de um jejum de três anos. “Depois da morte do Valter Filus, o “Valtinho”, três anos atrás, os kartistas foram perdendo a motivação e as competições pararam de ser realizadas. No entanto, é consenso entre os pilotos que essa é a melhor pista de kart do estado”, assegurou o corredor do kart laranja e preto número 21, que também é vice-presidente do ACV. Conforme disse ao www.folhadosulonline.com.br, apesar de serem 10 os que aderem ao esporte no município, a maioria estava despreparada e não pôde participar.

“A pista é excelente, segura e rápida ao mesmo tempo. Isso permitiu desenvolver uma corrida muito boa”, contou o presidente do RM Kart, de Rolim de Moura, Edilson Codinhotto. Com 12 associados, o RM Kart também disponibilizou um aparelho que, em conjunto com os transponders instalados nos veículos, pôde registrar os milésimos de segundo de diferença entre um e outro nas voltas mais acirradas.

O evento também contou com a presença de corredores de Sapezal/MT. De solo rondoniense estiveram na corrida representantes de Espigão d’Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Rolim de Moura e Nova Brasilândia do Oeste. A próxima etapa acontece em Ariquemes no dia 24. Confira abaixo a classificação dos 5 primeiros:

1º - Gleisson – Ji-Paraná

2º - Dedé – Rolim de Moura

3º - Fábio – Ariquemes

4º - André Rossetto – Ariquemes

5º - Kakazinho – Rolim de Moura

 

 





Fonte: FS
Autor: Herbert Weil e Lucinei Coelho

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.