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Quinta-feira, 28 de março de 2024

Empresas

30/06/2009 18:46:03

MAU ATENDIMENTO NO BANCO DO BRASIL É DENUNCIADO

Pesquisas apontam que as instituições financeiras são as que mais obtêm lucro financeiro no país. Lucros estes explícitos pelas altas taxas de serviços impostos aos clientes e que deveriam ser revertidos num bom atendimento: agilidade, cordialidade, respeito aos pequenos, médios e grandes investidos, afinal, nenhum banco trabalha de graça.

Tendo em vista constantes ocorrências de agressões e constrangimentos em agências do Banco do Brasil em Rondônia, a Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia, entidade com sede em Porto Velho, que congrega especialistas na Gestão de Pessoas, publicou uma Nota Púlica solicitando providências da Superintendência Regional e da Presidência desta instituição bancária.

A nota pública na realidade se traduz num apelo, diante da infeliz constatação que os encaminhamentos dirigidos à Ouvidoria do Banco do Brasil não tem surtido efeito, e os maus tratos com clientes e usuários persistem.

A nota pública visa, ainda, atuar de forma preventiva no sentido de que diante do tratamento disponibilizado por algumas agências do Banco do Brasil em Rondônia, venha acarretar problemas de saúde a seus clientes e usuários, ou ainda, que ocorra algum tipo de tragédia.  

É público e notório o “clima” tenso no interior das agências bancárias. A demora no atendimento, diante da escassez de caixas, é agravado pela forma ríspida, autoritária, desumana, cruel, discriminatória, anti-cidadã,  arbitrária e covarde, por parte de alguns colaboradores. Não se pode admitir que esta falta de respeito se perpetue.

Estas humilhações ocorrem diante da inércia, omissão, negligência ou incompetência do comando maior do Banco do Brasil, que parece fazer de conta não saber de nada, fingir que não está acontecendo nada, que não viu nada. Enquanto isto, pessoas humildes são destratadas. Há casos em que determinado caixa manda clientes calarem a boca ou um Gerente grita dizendo que na agência quem manda é ele.

Talvez estes fatos ocorram, diante de certas imposições ou decisões administrativas questionáveis, que obrigam, por exemplo, que servidores públicos recebam seus salários obrigatoriamente pelo Banco do Brasil. Certamente se não houvesse esta obrigatoriedade, seguramente ocorreria uma debandada de clientes. Ninguém fica em um lugar onde é maltratado e espezinhado. Assim sendo, bancários covardes se aproveitam desta situação.

Também deve ser levada em consideração, a necessidade de se rever algumas normas absurdas impostas pela Agência da Avenida Nações Unidas, no tocante a clientes de outras agências do próprio banco do Brasil, tais como: Mesmo no atendimento do caixa convencional atendimento de apenas no máximo três boletos ou o limite máximo de R$ 1 mil para pagamento de contas.

Igualmente também deve ser repudiada, a corriqueira ação de funcionários que desrespeitam a fila de atendimento do caixa, assim como as palavras agressivas por ocasião de alguma reclamação.

 

 

 





Fonte: Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos de R
Autor: Assessoria

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