Visitas 128105498 - Online 479

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Tecnologia

13/11/2009 21:28:39

MAU TEMPO DESTRÓI APARELHOS ELETRÔNICOS NA CIDADE

Comuns nesta época, os temporais intensos de chuvas em Vilhena tem causado prejuízos cada vez maiores aos moradores, empresários e, até mesmo, órgãos públicos. A Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia) explica que o aterramento no município é dificultado pelo solo arenoso, predominante na região. Identificados como grandes vilões dos eletroeletrônicos, os raios entram pela rede elétrica e/ou telefônica e causam estragos aos aparelhos conectados à essas redes. Técnicos em informática recomendam a contratação de seguros como última solução.

O último caso grave de queima de aparelhos aconteceu hoje no Ministério Público. Ao que tudo indica, uma descarga atmosférica atingiu o prédio da entidade por volta das 13h de hoje e inutilizou dezenas de equipamentos conectados à rede de internet e à rede telefônica. Segundo o técnico em informática do órgão, Filêmon Santos, as perdas passam de R$ 10 mil. “Segundo o levantamento preliminar, foram queimadas 17 portas da central de rede de internet (FOTO 1), 11 placas de rede, duas impressoras e a central telefônica. Além disso, curto circuitos derrubaram os disjuntores (chaves de energia) do recinto”, revela.

Apenas para localizar os danos foram necessárias quatro horas de inspeção minuciosa. Conforme as primeiras investigações, a causa teria sido um raio que, apesar do aterramento e para-raio instalados no órgão, atingiu a rede telefônica. O nobreak (aparelho responsável por proteger o sistema da sobretensão), porém, permaneceu intacto. No momento do incidente não havia precipitação de água, o que, segundo o técnico, levanta suspeitas sobre as causas do incidente. Ainda assim, outros funcionários do MP, presentes no local, confirmam que um raio tenha caído nas proximidades.

Com as queimas constantes, as empresas de manutenção de equipamentos eletrônicos ganham mais serviço. “Nos últimos 30 dias tive um aumento de 500% na quantidade de aparelhos queimados devido à descargas elétricas ou quedas de energia. São, em média, dois ou três que chegam em minha loja todos os dias”, evidencia o técnico em informática Roberto Guimarães. Ele explica que, em muitos casos, a manutenção do aparelho queimado acaba ficando mais cara que um equipamento novo. “Acredito que a solução para o problema, para quem não deseja desligar tudo quando as nuvens ficam pretas, seria os usuários procurarem seguros que cobrem esse tipo de perda. Essa medida pode evitar gastos excessivos não previstos no orçamento da família”, completa.

 





Fonte: FS
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.