Visitas 37308257 - Online 298

Terça-feira, 07 de Julho de 2020

Saúde

27/10/2009 12:20:41

MÉDICOS JÁ TRABALHAM PARA TRANSFORMAR HR EM HOSPITAL-ESCOLA

Acompanhado do cirurgião Renato Closs, esteve na redação do www.folhadosulonline.com.br o professor Marcelo Maravieski (AMBOS NA FOTO), da Faculdade São Lucas, de Porto Velho. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina, o educador veio para organizar a grade curricular dos estudantes de Medicina que estão atuando dentro do Hospital Regional.

Através de um convênio firmado entre a faculdade portovelhense e a Prefeitura, sete estudantes do 5º ano de Medicina estão tendo aulas práticas dentro do HR e, ao mesmo tempo, prestando assistência à equipe médica da unidade. A idéia é elevar o número de acadêmicos para 36 no ano que vem.

De acordo com Renato Closs, que faz parte da equipe que ajudar a treinar os estagiários, o custo deles para os cofres públicos é mínimo. “O município disponibiliza apenas passagens, alojamento e alimentação. O alojamento, aliás, fica dentro do próprio hospital”, explica Closs.

Através da parceria com a instituição de ensino, Vilhena poderá dar um salto de qualidade na área de saúde. Isso porque, no ano que vem, professores especialistas da São Lucas virão periodicamente à cidade para ministrar jornadas de atualização para os médicos que atuam nas cidade da região. “Essa reciclagem tende a melhorar o atendimento ao público”, diz Maravieski.

Já para 2.011, a idéia é transformar o Regional num Hospital-Escola. Isso fará com que o estabelecimento receba mais investimentos, inclusive do Ministério da Saúde. As verbas poderão ser investidas na modernização dos equipamentos e na qualificação de todos os funcionários do HR, incluindo pessoal de enfermagem e servidores administrativos.

 





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.