Visitas 128185159 - Online 293

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Policial

02/07/2009 00:42:36

MP DENUNCIA 37 PESSOAS POR CHACINA

O Ministério Público de Rondônia denunciou 37 pessoas por envolvimento nas mortes de 12 detentos durante uma rebelião no presídio Urso Branco, em Porto Velho, em 2004. A chacina, segundo a denúncia, foi praticada com "selvageria e desumanidade".

A Polícia Militar, quando entrou no presídio após a rebelião, encontrou ao menos cinco cadáveres empilhados com as cabeças cortadas. Durante o motim, corpos de detentos mortos foram atirados do alto da caixa d'água. Os presos reivindicavam melhores condições carcerárias.

Apenas detentos foram acusados de homicídios duplamente qualificados e tentativas de homicídio. Diretores na época da rebelião foram afastados. De acordo com o promotor Ademir José de Sá, autor da denúncia, ficou comprovado que não houve participação de funcionários nas mortes.

O promotor afirma que, após mais de cinco anos do caso, é possível que parte dos denunciados já tenha morrido. O destino de cada um só será conhecido quando houver a notificação da Justiça.

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria da Justiça de Rondônia, Gabriel Tomasete, nesta quarta-feira, 39 presos foram transferidos para a Penitenciária Federal de Porto Velho --entre eles líderes da rebelião de 2004. Tomasete afirma que não houve mortes no presídio desde 2008. Na unidade, há 450 vagas e 840 presos.

Nesta quarta-feira, o Ministério Público Federal recomendou à secretaria que os detentos do Estado tenham garantidas "condições mínimas de higiene, alimentação e dignidade humana". A pasta diz que aceitará a recomendação de ampliar a distribuição de kits de higiene para quatro unidades.

 

 

 





Fonte: Folha de S. Paulo
Autor: Agência Folha

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.