Visitas 128099504 - Online 558

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação

12/11/2009 10:26:29

NOVA LEI: PROFESSORES DA REDE PÚBLICA VÃO RECEBER 14º SALÁRIO

A Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou na terça-feira (10) o substitutivo ao projeto de lei que cria o 14º salário para profissionais da educação básica da rede pública. 

 O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), com substitutivo do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos e em seguida tem votação terminativa na Comissão de Assuntos Sociais. Depois, o projeto ainda segue para votação na Câmara dos Deputados.

De acordo com o PLS 319/08, para ter direito ao 14º salário em dezembro, os professores terão que elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola onde trabalham em pelo menos 50%. O benefício também será concedido se a escola alcançar Ideb igual ou maior que sete.

O projeto estabelece ainda que o pagamento do 14º salário deverá ocorrer até o final do semestre subseqüente ao da publicação dos resultados do Ideb. Se a instituição de ensino obtiver bons resultados, todos os professores receberão o benefício. A expectativa é de que as faltas injustificáveis dos docentes diminuam e que eles se dediquem mais ao ensino dos alunos.

EM RONDÔNIA – Em entrevista concedida ao www.folhadosulonline.com.br, direto de Brasília, onde estava na noite de terça, o secretário Adjunto de Educação de Rondônia, Pascoal de Aguiar Gomes (FOTO), disse que a novidade é muito bem-vinda e será aplicada tão logo entre em vigor. O educador lembrou, no entanto, que a conquista do benefício dependerá dos próprios professores. Segundo Pascoal, o Ideb mais alto de Rondônia é o da Escola Marizeti Mendes, de Vilhena, que está em 5,4. “Ou seja, para que o 14º salário possa ser pago, o desempenho dos estabelecimentos de ensino precisa melhorar”, alertou.

 





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.