Visitas 129664013 - Online 256

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Educação

28/07/2009 20:08:16

PREFEITURA IMPLANTA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

O Secretário Municipal de Educação, José Carlos Arrigo, lançou oficialmente o projeto  Educação de Jovens e Adultos de Vilhena (EJA), que vai levar educação a pessoas que abandonaram os estudos ou nunca tiveram oportunidade de entrar em uma sala de aula.

As aulas serão ministradas em sete escolas da rede municipal e as inscrições encerram-se nesta sexta-feira, 31. Somente o colégio Cristo Rei já inscreveu mais de 500 alunos.

Com a presença de várias autoridades e um público de mais de 200 pessoas, o prefeito de Vilhena, Zé Rover, afirmou em discurso que o projeto do projeto será uma grande oportunidade a esse grupo de pessoas com idades diferentes, que por diversas razões deixaram a escola no período normal. “Muitos desses alunos que estarão na EJA tiveram que deixar a escola para trabalhar, pois tinham que ajudar no sustento da família”, afirmou Rover.

O EJA é um projeto nacional de grande alcance social e que foi cuidadosamente adaptado pela Semed para garantir educação há mais de mil pessoas que foram cadastradas pelo programa. Segundo o coordenador Miguel Câmara, que fez a apresentação do projeto, apesar de existir desde a década de 1930, o EJA pode ser considerada uma versão atualizada de antigos programas de alfabetização implantados pelo governo na década de 1970, com a diferença que o EJA não é apenas um projeto de alfabetização, mas pretende formar cidadãos a partir de outros conhecimentos importantes.

Câmara disse que a expectativa quanto à demanda era pequena, mas quando a equipe fez o mapeamento da situação, constatou que o número de pessoas que poderiam ser atendidas pela EJA era muito superior. “Trabalhamos muito na formação de professores para atuar de forma eficiente. Houve uma oficina no auditório do Sintero, com a participação de uma equipe do EJA de Porto Velho, que vai dar apoio ao projeto de Vilhena, repassando a experiência adquirida.

 





Fonte: Semed
Autor: Paulo Mendes

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.