Visitas 129663789 - Online 249

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Economia

15/05/2009 12:19:56

PRESIDENTE DA “BANCADA RURALISTA” DEBATE MEIO AMBIENTE EM VILHENA

Cumprindo o quarto mandato de deputado federal por Santa Catarina, Valdir Colatto (PMDB) está ministrando, neste momento, uma palestra no I Congresso Rondoniense de Zootecnia (CRZ), realizado no salão social do Parque de Exposições de Vilhena; a promoção é do curso de Zootecnia da FAMA (Faculdade da Amazônia).

Engenheiro agrônomo e agricultor (tem fazendo, inclusive, no município de Vilhena) e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (também conhecida como “bancada ruralista”), Colatto fala  até daqui a pouco, às 12h, sobre “A gestão pecuária no meio ambiente da Região Norte”.

Colatto criticou a forma como é tratada a questão ambiental na Amazônia, “geralmente com um olhar de fora para dentro, de quem não conhece a realidade local”. Para ele, a pecuária não pode ser tratada como “a vilã da degradação ambiental” e que “o maior desafio para contornar as entraves causadas pelos ambientalistas é político”. “Os interesses são conflitantes? São. Mas temos de concretizar com o diálogo e achar um modelo econômico que possa privilegiar o social e o ambiental\", diz o deputado.

O PODEROSO COLATTO – A “bancada ruralista” é uma das mais poderosas do Congresso Nacional, constando de 208 deputados federais e 35 senadores. Valdir Colatto mostrou-se muito articulado e influente ao assumir a cobiçada presidência desta facção, tida como “de direita”. Sobre este aspecto, Colatto concedeu entrevista ao Jornal Primeira Hora, da Rádio Meridional FM, e respondeu que: “Este é um preconceito descabido. A bancada por mim presidida não é voltada aos interesses dos latifundiários, como querem alguns. Também defendemos a agricultura familiar”, acentua, lembrando que entre os ruralistas do Congresso estão membros do PT e “políticos tidos como socialistas, de modo que não existe esta divergência em torno da luta de classes”.

CONGRESSO DE ZOOTECNIA – O CRZ começou na quarta-feira, 13, trazendo à cidade diversas autoridades do meio acadêmico. O evento termina hoje (15/3) às 18h. À noite haverá um show com a dupla sertaneja Rodrigo e Ramon, no Clube dos Estados, promovido pelos formandos.





Fonte: Meridional FM
Autor: Júlio OLivar

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.