Visitas 127417672 - Online 259

Terça-feira, 19 de março de 2024

Educação

20/05/2009 15:06:15

SEMINÁRIO REÚNE EDUCADORES DE 16 CIDADES EM VILHENA

Está acontecendo durante essa semana, no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), o IV Seminário Educação Inclusiva – Direito à diversidade, financiado pelo Governo Federal e promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).  O evento é composto de palestras interativas que visam conscientizar professores, orientadores e supervisores de escolas municipais, estaduais e particulares, bem como de universidades, para o processo de inclusão de deficientes físicos no meio educacional. 

Segundo a gerente de educação especial da SEMED, Maria Sueli da Silva Martins (FOTO), cerca de 140 professores, em sua grande maioria mulheres, assistem às palestras. “Esse programa foi criado em 2003 pelo Governo Federal, mas é apenas a quarta vez que está sendo realizado na cidade. Aqui estão reunidos professores de 16 cidades da região, visto que Vilhena foi escolhida como um dos municípios pólos do projeto”, explica a gerente. De acordo com Sueli, o conteúdo das apresentações faz parte de uma política nacional para incluir crianças com deficiências físicas de toda sorte nas escolas regulares.

“Os professores serão capacitados para prestarem um atendimento educacional especializado a essas crianças, por procurar repassar o conhecimento a elas da melhor forma”, ressalta a servidora pública. Segundo ela, a diferença este ano é que muitos educadores presentes no evento nunca tinham tido contato com o programa. “Fizemos um esforço adicional para que esse acontecimento formasse multiplicadores, ou seja, que novas pessoas aprendessem do programa e repassassem essas informações aos outros”, salienta.   

Uma Sala de Recursos, que dará suporte aos métodos pedagógicos a serem desenvolvidos com os deficientes, está sendo negociada junto ao Ministério da Educação (MEC) para ser instalada na escola Cristo Rei. “Já existe uma no Ivete Brustolin e é quase certeza que em meados de agosto o projeto será realidade. Além disso, uma nova sede do Centro de Reabilitação está sendo construída e ficará pronta até o final do ano”, destaca a profissional da Educação.

A programação começou na manhã de segunda-feira e segue até sexta-feira, dia 22. A presença nas palestras pode ser incluída em currículo, como curso de capacitação com duração de 40 horas. Recursos da ordem de R$ 152 mil foram disponibilizados pelo Governo Federal para a realização deste e de mais dois seminários. Os próximos ainda não têm data definida.

 

Confira abaixo a programação prevista até sexta-feira:

 

à Dia 20/05

14h – Palestra: Dislexia

15h50 – Intervalo

16h05 – Palestra: Autismo e Inclusão Escolar

18h – Encerramento

 

à Dia 21/05

7h30 – Apresentação dos Objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

8h45 – AEE – Deficiência Física

9h30 – Intervalo

9h50 – Mensagem

10h – AEE – Pessoas com surdez

11h45 – Almoço

14h – AEE – Deficiência Visual

15h30 – Intervalo

15h50 – Mensagem

16h – AEE – Deficiência Mental

18h – Encerramento

 

à Dia 22/05

7h30 – Palestra: Adaptações Posturais do PNEE

9h20 – Vídeo: O Campeão

9h30 – Intervalo

9h45 – Apresentação da APAE – Dança de Rua

9h55 – Palestra: Por que devo voltar amanhã?

11h40 – Almoço

13h30 – Experiências Educacionais Inclusivas dos Municípios Participantes

15h – Mensagem

15h05 – Encerramento

15h30 – Entrega simbólica dos certificados

16h30 – Lanche Final





Fonte: FS
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.