Visitas 128154739 - Online 381

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Tecnologia

14/09/2009 17:45:57

TECNOLOGIA ESPACIAL VAI AJUDAR PREFEITURAS DO CONE SUL A PLANEJAR

Durante essa semana (14 a 18 de setembro), 12 representantes dos municípios de Pimenta Bueno, Cujubim, Cabixi, Pimenteiras, Costa Marques e do Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia (DER) aprendem no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) a modernizar práticas da administração municipal com o uso de geotecnologias.

O treinamento é parte do programa SipamCidade, que tem como principal objetivo dar apoio à gestão municipal das cidades da Amazônia Legal. Nele, os técnicos aprendem como utilizar o software livre Terraview para acessar mapas do município, como inserir dados coletados pela prefeitura e também recebem um banco de dados com rios, estradas, geologia, entre outros dados coletados pelo Sipam. Estes conhecimentos permitem que as prefeituras conheçam o seu território, melhorem seu planejamento e possam embasar projetos para conseguir financiamentos. Assim, é possível planejar obras, delimitar áreas de preservação ou escolher locais para instalação de aterros sanitários, por exemplo. “Achei a iniciativa muito boa para ampliarmos nossos conhecimentos”, revelou Tiago Backis, agente administrativo da Prefeitura de Cabixi e participante do curso.

Mais de trinta municípios rondonienses já enviaram técnicos para a capacitação, que também está voltada para os municípios inseridos na lista dos 43 municípios que mais desmatam na Amazônia. Ao oferecer capacitação a esses municípios, o órgão dá subsídios para que a administração municipal desenvolva ações sustentáveis, que respeitem o meio ambiente.





Fonte: Sipam
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.