Visitas 137125286 - Online 310

Domingo, 21 de julho de 2024

Economia

31/08/2009 10:35:55

VILHENENSE DEFENDE PASTOREIO VOISIN EM CARTA A LULA

 

O agricultor Eduardo Cardoso do Prado (FOTO) encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um carta-aberta defendendo o Pastoreio Voisin como disciplina nos cursos superiores. A técnica do Pastoreio Racional Voisin foi desenvolvida pelo francês André Voisin e tem sido adaptada e difundida por Eduardo.

A seção “O Brasil que queremos ser” do site da revista Veja publicou correspondência do vilhenenense sobre o assunto. Confira a íntegra do texto de Eduardo enviado à revista:

 

 

No Brasil, segundo dados da EMBRAPA, dos 180 milhões de pastagens do nosso Solo Pátrio, cerca de 50% estão em processo de degradação, erosão e desertificação. A solução para frear tamanha degradação é o Pastoreio Racional Voisin, inclusive, já sendo objeto de diversas dissertações de mestrado no Brasil e no exterior. O Pastoreio Racional Voisin é um modelo de manejo dos pastos científico, definitivo; diferente; de baixo custo; limpo; ecológico; sustentável; não usa calcário e nem os caríssimos adubos de síntese química; dobra e até triplica a capacidade de produção das pastagens; não usa o fogo e pode ser trabalhado com integração lavoura/pecuária e com lavoura/pecuária/árvores, independente do tamanho da propriedade. No Rio Grande do Sul, o engenheiro Nilo Ferreira Romero, pioneiro desse sistema no Brasil, produz desde 1963, 8 vezes mais carne que seus vizinhos, em suas duas fazendas (Bagé e Candiota). Alcança essa produção extraordinária, apenas com o PRV. Dom Nilo Ferreira Romero é o melhor exemplo do Brasil e do mundo, em termos de pastagens lucrativas e sustentáveis. Afinal de contas, 45 anos sem adubos não são 45 dias. Usando essa mesma técnica, a UFSC já implantou cerca de 430 projetos de Pastoreio Racional Voisin nesse estado. Isso posto, temos plena convicção, que o Ministério da Educação deveria em breve, incluir o Pastoreio Racional Voisin como disciplina obrigatória na grade curricular dos cursos de Agronomia e Zootécnia das Universidades Públicas Federais bem como naquela das Escolas Agrotécnicas Federais. Mais informações sobre essa proposta, ver nossa carta aberta encaminhada ao Presidente Lula no site do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena: www.srvilhena.org.br

Eduardo Cardoso do Prado
Técnico de Segurança das Centrais Elétricas de Rondônia





Fonte: FS
Autor: Redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.