VILHENENSE TESTEMUNHA DRAMA NA ESPANHA
Vivendo há oito anos em Barcelona, uma das maiores cidades da Espanha, o vilhenense Sérgio Ferreira de Araújo vem testemunhando o drama dos brasileiros que vivem no país, um dos mais atingidos pela crise mundial. Serginho, que já foi candidato a vereador por aqui, trabalha numa empresa que faz remessas de valores para o Brasil. Sua maior clientela é formada pelos migrantes que foram tentar a sorte no país europeu.
Segundo Sérgio, embora atuem em todas as áreas, os brasileiros são mais vistos no setor de construção civil e no segmento de restaurantes. E estas foram as duas áreas mais afetadas pela recessão econômica. Nos últimos meses, cerca de 7 mil trabalhadores, incluindo brasileiros, são demitidos todos os dias na Espanha.
E a situação de muitos migrantes, conforme relato de Araújo, beira a tragédia. Embora não sejam muitos nesta situação, há casos de gente pedindo ajuda para sobreviver. A maioria, porém, tem apelado ao Consulado Brasileiro em Barcelona para tentar voltar para casa. Há meses a sede da entidade vem recebendo centanas de desempregados e suas famílias, que buscam ajuda para conseguir as passagens de retorno.
Diante da situação, Serginho desaconselha os conterrâneos a se aventurar pelas terras espanholas. “No momento, é bom que os brasileiros evitem vir para cá. A crise tem atingido o país de forma assustadora”, prega o vilhenense.
Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira