Visitas 128171577 - Online 256

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Arte e Cultura

23/10/2010 12:41:03

Busto de JK será o segundo monumento vilhenense ao ex-presidente

Depois de muita controvérsia e picuinha por parte da imprensa local e de adversários políticos do prefeito Zé Rover (PP), a Câmara Municipal de Vilhena aprovou projeto que destina R$ 12 mil à confecção de um busto em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, em sessão realizada no final do último mês de setembro.

Isso é fato. E teve tanta repercussão que grande parte dos vilhenenses deve ter tomado conhecimento do tema. Mas o que pouca gente sabe é que existe outro monumento em Vilhena também em tributo a JK.

A escultura foi idealizada pelo publicitário David Silvério de Oliveira, que contou com o apoio de algumas pessoas e entidades para confeccioná-la. A inauguração das placas de metais, hoje corroídas pela ferrugem, foi em 12 de setembro de 2002. A data marcava o centenário de nascimento de JK. O local escolhido para a instalação do monumento foi o ponto onde ocorreu o encontro em 4 de julho de 1960 entre o então presidente e as duas turmas de trabalhadores que abriam a selva construindo a BR-29 (atual 364) para fazer a ligação Brasília-Acre, e fica bem em frente onde é hoje o escritório regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na avenida Marechal Rondon.

Não há dúvida de que JK mereça um busto em sua homenagem, tampouco que investimentos em cultura sejam sempre bem-vindos. Contudo, apesar da importância do busto, o que preocupa é que depois de instalado ele caia no esquecimento do poder público e fique sem manutenção, assim como o monumento ao ex-presidente idealizado por David Silvério. Isso sem contar o descaso com o qual é tratado outros marcos históricos da cidade: o abandono pelo qual passa a Casa de Rondon é o principal exemplo.





Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.