Visitas 128083440 - Online 246

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

09/11/2010 10:24:30

Empresários ameaçam abrir ações na justiça contra loteamentos

Entidades ligadas ao segmento empresarial de Vilhena estão cogitando mover ações civis publicas contra a abertura de loteamentos na cidade.  A iniciativa visa combater a ação de empresas que se instalam na cidade apenas para explorar, de forma irregular, um filão que cresce a cada dia. A crítica dos empresários é ao fato de as transações imobiliárias afetarem diretamente o comércio local.

Segundo dados não oficiais em poder de comerciantes, atualmente existem cerca de 5 mil terrenos em oferta na cidade.E, em muitos loteamentos abertos recentemente, não há projetos de infraestrutura, o que levanta a suspeita de que tais empreendimentos não passam de “caça níqueis”.

Um lojista faz as contas para mostrar o tamanho do prejuízo decorrente dos loteamentos, principalmente os implantados por forasteiros.  “Muita gente investe em terrenos e deixa de consumir no comércio local. Boa parte das famílias de baixa renda comprometeu o orçamento por muitos anos com as parcelas dos imóveis”, avalia.

Mas não é só a questão orçamentária das famílias que preocupa os empresariado. A falta de calçamento e de galerias pluviais, entre outros itens, nos novos projetos imobiliários, inviabiliza o negócio. Com o passar do tempo, a falta de infraestrutura acaba por desvalrizar os terrenos e o que deveria ser um bom investimento, acaba se revertendo em prejuízos.

Também é criticada a falta de compromisso de algumas empresas do setor com a economia local. Há casos de companhias que chegam à cidade trazendo seus próprios vendedores e vão embora assim que comercializam determinado número de lotes. Com isso, o dinheiro que ajudaria a movimentar o comércio acaba indo diretamente para outros estados.





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.