Visitas 128187379 - Online 417

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Meio Ambiente

22/09/2010 09:47:07

ENGENHEIRA ENSINA VILHENENSES A EVITAR DESPERDÍCIOS E PROTEGER MEIO AMBIENTE

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a jovem Juliandra Zeni retornou a Vilhena há quase dois anos com um objetivo definido: conscientizar o empresariado local sobre a importância da adoção de medidas ecologicamente responsáveis.

Um dos primeiros clientes de Juliandra, que também é consultora ambiental, foi o Grupo Pato Branco. Por orientação dela, o varejista foi o pioneiro na implantação de sacolas retornáveis em sua unidade instalada no Park Shopping Center. A medida vem ajudando a combater a proliferação dos saquinhos plásticos, que invariavelmente acabam indo parar em rios e áreas verdes.

A engenheira explica que, no início, já esperava a reação contrária de empresários e consumidores. “Muitos acham que suas ações, isoladamente, não farão diferença”. A profissional explica, no entanto, que o impacto ambiental de posturas corretas traz benefícios e até lucros para todos.

Ainda sem escritório instalado, Juliandra, que é filha de pioneiros da cidade, pretende visitar empresas locais e dialogar sobre a importância de certas atitudes. O foco principal da atuação da engenheira será combater o desperdício de recursos, comuns na maioria dos estabelecimentos comerciais e industriais. Através de procedimentos que, segundo ela, são bastante simples, muitos podem garantir eficiência e economia ao mesmo.

Outra “frente de batalha” da profissional será a reciclagem do lixo. A idéia dela é ensinar os vilhenenses a forma correta de fazer o reaproveitamento dos materiais descartáveis e também instrui-los sobre a coleta seletiva. Com isso, a população ficará preparada para a implantação de aterro sanitário, empreendimento que deve chegar, em breve, à cidade, por recomendação do poder público. “Com isso, todos os que produzem lixo terão que aprender a fazer a separação de orgânicos e recicláveis. As pessoas devem pensar global e agir local”, finaliza.

 





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.