Visitas 128164917 - Online 259

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Empresas

29/06/2010 17:59:04

MORADORES AMEAÇAM ADVOGADO, QUE APONTA SUSPEITAS EM LICITAÇÃO

O advogado Nilton Schramm, que está recebendo ameaças veladas por tentar impugnar a licitação para a escolha da empresa que fará a pavimentação asfáltica da avenida Tancredo Neves, falou na tarde de hoje sobre o caso. O causídico, que também já foi deputado e hoje milita discretamente no PSB, explicou que ainda não entrou na justiça contra a concorrência, mas admitiu que pode fazer isso, caso o edital do certame não seja corrigido.

Os moradores da avenida Tancredo Neves, que há anos se mobilizam para cobrar o asfaltamento da via pública, fizeram declarações prometendo protestar na frente da casa do advogado, caso ele atrase a escolha da empresa que poderia executar a obra.

Schramm diz que, até agora apenas pediu esclarecimentos à Comissão de Licitação quanto a pontos suspeitos do edital. O pedido de explicações foi protocolado há uma semana, mas até agora a CPL não se pronunciou. É quase certo que, caso os envelopes com as propostas sejam abertos sem que as respostas sejam dadas , a empresa que Schramm representa (GM Engenharia, de Ji-Paraná) entrará com ação na justiça. “O objetivo da GM é apenas concorrer e vencer a licitação e não atravancar o processo. Para isso é necessário que a Prefeitura aja de acordo com a lei e suprima as exigências esdrúxulas contidas no edital”, informa. A escolha da empresa vencedora está marcada para ser feita amanhã, a partir das 7:00h, na Prefeitura.

Desde que a obra de pavimentação da avenida foi anunciada, várias empreiteiras estão se mobilizando para executar o serviço. Sete construtoras compraram edital para disputar a execução do asfaltamento.

SUSPEITAS - Há desconfiança de vários participantes de que a obra esteja sendo direcionada para uma empresa que atua na cidade. Segundo um concorrente, até mesmo para a compra do edital a CPL impôs obstáculos. Além disso, os valores das planilhas parciais não batem com o que é descrito na planilha total. O mais grave, porém, seriam os critérios adotados para a habilitação das construtoras: há exigências que só podem ser cumpridas pela empresa suspeita de estar sendo beneficiada pelo suposto esquema.

Quantos às ameaças de receber manifestantes na porta de sua casa, Schramm diz estar tranqüilo. “Tem muita gente sendo usada para encobrir um erro da prefeitura”, argumenta. O advogado diz que, além dele, o próprio Ministério Público pode anular a licitação, já que seriam “flagrantes os indícios de irregularidades no edital”.





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.