Visitas 128177152 - Online 301

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Geral

14/11/2010 17:31:08

Morre em Minas ex-delegado Regional da Polícia Civil em Vilhena

Morreu na madrugada deste domingo, 14, na cidade de Uberaba (MG), o ex-delegado regional da Polícia Civil em Vilhena, João dos Reis Larcerda. Ele tinha 52 anos e há quase dez anos enfrentava um câncer.

Abaixo, um perfil do policial, veiculado pelo site dos Sindicato dos Delegados da Polícia Civil de Rondônia:

 

 

O Delegado Regional de Vilhena João dos Reis Lacerda, após completar 30 (trinta) anos de serviço, no dia 11 de junho deste ano,  entrou com pedido de aposentadoria e se mudou de Vilhena, onde morou por mais de cinco anos, indo morar em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A aposentadoria e a conseqüente transferência aconteceram no ano passado.
O delegado ingressou no serviço público em 1981, contratado pelo então governador do ex-Território Federal de Rondônia, Coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Em sua carreira, Lacerda exerceu a função de professor de Direito e Legislação, do 3º ano de contabilidade, no Colégio Estadual “Rio Branco”, em Porto Velho. até o ano de 1987. Em 1984 prestou o II Concurso de Delegado de Polícia Civil, iniciando suas atividades no dia 01 de novembro de 1984, na qualidade de Delegado Titular da Delegacia Especializada em Crimes contra os Costumes, Jogos e Diversões.Trabalhou em diversas Delegacias na Capital do Estado, inclusive 5º DP, 1º DP, Plantão de Polícia, por cerca de 03 (três) anos e foi Corregedor Geral da Polícia Civil por 09 (nove) anos consecutivos, ficando há seis anos à frente da Delegacia Regional de Vilhena/RO.
A marca registrada do Delegado Lacerda, como era conhecido, sempre foi o combate à corrupção, a busca da excelência cobrando com veemência: eficiência, disciplina, pontualidade, assiduidade, comprometimento funcional, bom relacionamento com todos os órgãos que compõem a Segurança Pública, o bom atendimento ao público, dentre outros fatores que enobrecem a nossa gloriosa Polícia Civil.

Para manter a marca registrada, de 06 (seis) em 06 (seis) meses, pessoalmente procede a Correições Ordinárias em todas as Delegacias e Setores que compõem a Regional de Vilhena, mensurando os pontos negativos e positivos, orientando e propondo melhorias, fazendo verdadeira radiografia das atividades policiais desenvolvidas em cada período, elaborando relatório minucioso e encaminhando ao Departamento de Polícia do Interior (DPI), Direção Geral da Polícia Civil (DGPC) e Corregedoria Geral da Polícia Civil (CORREGEPOL) para conhecimento e adoção de providências legais.

 

A busca do melhor para a Regional, desde sua assunção no cargo de Delegado Regional foi uma constante, prova disso, esporadicamente faz reuniões com todos os funcionários, inclusive no dia 15 de junho de 2009, reuniu com os servidores de todas categorias de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, expondo os pontos positivos e negativos detectados no decorrer da Correição, repassando o que foi discutido e decidido pelo Conselho Superior de Polícia Civil, no dia 05 de junho de 2009 em Ji-Paraná, visto que o mesmo há mais de uma década integra o referido Conselho, acrescentando que embora tenha completado o tempo de serviço pretende acompanhar o projeto de aprovação do Novo Estatuto da Polícia Civil, criação de uma Delegacia de Polícia Civil no município de Chupinguaia, reativação da Delegacia do município de Cabixi, após contratação de novos servidores, concurso este previsto para setembro do corrente ano, concessão de suprimento de fundos para as Delegacias, independência administrativa e financeira da Polícia Civil, dentre outros projetos e propostas a serem ainda feitas junto ao Conselho Superior de Polícia Civil.

Após tal explanação distribuiu aos Delegados de Polícia, ao 3º Batalhão da Polícia Militar, ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, à Polícia Rodoviária Federal, ao Conselho Tutelar e demais órgãos legalmente constituídos, um Plano de Operação denominado “Operação Conesul”, elaborado pelo próprio, figurando o mesmo como Coordenador da Operação, a qual será realizada em conjunto com a Polícia Militar, cujo início está previsto para o dia 03 de julho e término em 31 de dezembro de 2009, constando como chefes das equipes os Delegados de Polícia Civil, Dr. Fábio Henrique Fernandes de Campos (VHA/RO), Dr. Fernando Oscar Matias (Colorado do Oeste), Dr. Ítalo Osvaldo Alves da Silva (VHA/RO), Dr. Ailton José Cândido da Silva (VHA), Dr. Luiz Carlos Scatalon (Cerejeiras), Dra. Solângela Barros G. Ferreira (VHA) e Dr. Manoel Jorge de Araújo (Colorado do Oeste), sendo que as operações abrangerão os municípios de Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara, Chupinguaia e Distritos de Planalto São Luiz, Rondolândia, Boa Esperança, Corgão, Guaporé, Nova Andradina, Novo Plano, Novo Colorado, Alto Guarajus, Assentamento Adriana, Assentamento Vanessa, Verde Seringal, Vitória da União

 





Fonte: Sindepro
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.