Visitas 129735397 - Online 231

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Terra

04/10/2011 15:45:35

Em um ano, cooperativa vai fornecer 9 toneladas de mel a escolas do Cone Sul

Estudantes da rede pública de ensino de Vilhena têm a merenda escolar enriquecida pelo mel produzido por apicultores da Cooapa [Cooperativa Apícola Portal da Amazônia]. Isso está sendo possível graças ao contrato fechado com a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento].

Pelo contrato, a cooperativa fornece, pelo PAA [Programa de Aquisição da Agricultura Familiar], 375 quilos de mel em sachês de 10 gramas – as entregas ocorrem sempre às terças-feiras junto à Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia].

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Vilhena, Rangel Vieira de Miranda, “depois de repassado à Emater, o mel é distribuído diretamente às escolas municipais e estaduais”.

Pelo convênio de cooperação financeira, a FBB [Fundação Banco do Brasil] repassa à Cooapa, para utilização no projeto, R$ 162,1 mil a título de investimento social não reembolsável. O valor representa 95,2% dos custos totais do projeto.

O mel adquirido pelo Estado, além dos estudantes, atende também a entidades filantrópicas e organizações não-governamentais. Ao final do contrato, previsto para fevereiro de 2012, a Cooapa terá fornecido o montante de 9 toneladas de mel, consumido por crianças, jovens e adultos.

Para o presidente da Cooapa, Aldir Lauri Gerlach, esse tipo de fornecimento de mel era um antigo sonho dos cooperados, cujo produto era conhecido apenas pelo envasamento em bisnaga e potes. “Além da facilidade de armazenamento e de manuseio, o sachê também facilita e estimula o consumo do mel, criando a cultura de alimento nutritivo e saudável”.

Funcionando desde 2005, a cooperativa conta, atualmente, com 30 cooperados, que exploram a apicultura nos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras. Dessa região sai, concentrando ao menos metade da produção apícola de Rondônia, um dos maiores produtores da região Norte.

PARCEIROS - São parceiros nesse importante avanço da apicultura no sul de Rondônia o Banco do Brasil, Emater, Banco da Amazônia, Prefeituras de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, Seagri, Fundação Banco do Brasil, Instituto Cooperforte, campus do Instituto Federal de Educação em Colorado do Oeste e Senar.

Serviço:
Cooapa – Cooperativa Apícola Portal da Amazônia
Endereço: avenida Pará, nº 3956
Telefone: [69] 3221-2521

 





Fonte: Sebrae
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.