Visitas 37670485 - Online 189

Sábado, 11 de Julho de 2020

Terra

23/11/2011 09:49:14

Sob risco de não poder vender produtos, agroindústrias ganham socorro da Emater

Após uma ação do Ministério Público e da Agência de Vigilância Sanitária, os supermercados e estabelecimentos do gênero em Vilhena ficaram proibidos de comercializar produtos oriundos das agroindústrias locais que não se adaptassem a recomendações de higiene.

Com isso, principalmente os pequenos produtores rurais de região corriam o risco de ter suspensa uma importante fonte de renda que, em alguns casos era a única receita da propriedade.

Para evitar que os pequenos estabelecimentos produtores tivessem que contratar profissionais que adequassem seus produtos às recomendações da Agevisa, a Emater criou um grupo que, nos últimos dias, percorreu as agroindústrias garantindo suporte e impedindo a paralisação das atividades.

O gerente Regional da Emater no Cone Sul, Enio Milani,  juntamente com medico veterinário  Fernando Arnez de Castro e a extensionista em gestão, Eliane Back, visitaram algumas da agroindústrias em processo de regularização no município. A Emater, através do seu quadro técnico está prestando assessoramento na implantação das técnicas exigidas de quem comercializa seus produtos na cidade.

 

A primeira agroindústria com responsável técnico da Emater será do agricultor Paulo Pires (FOTO), localizada na estrada Velha de Colorado , pertendente ao distrito de Nova Conquista. Paulo, que produz com sua família o queijo tipo coalho é um dos que, em virtude da assistência gratuita, não precisarão desembolsar mais de um salário mínimo por mês para pagar um profissional que adequasse seu negócio às novas determinações de higiene.

Alem da economia, as pequenas empresas familiares vão poder vender com tranqüilidade seu produto no mercado e participar dos programas do governo estadual e federal no fornecimento para merenda escolar.

As agroindústrias acompanhadas pela Emater são:

·         Paulo Pires – queijo tipo coalho

·         Ivo tofolo – queijo  tipo coalho e nozinho

·         Cooperativa de apicultores portal da Amazonia – Cooapa – mel em sache e outros

·         Abatedouro de frango – Carlos Kerber e outros





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.