Visitas 12701888 - Online 213

Domingo, 24 de Março de 2019

Cotidiano

15/07/2016 15:44:00

Ex-morador de Colorado do Oeste está entre os “dez mais procurados” pela PF no Brasil

Foragido é acusado de participar da morte de um agente da PF

A Polícia Federal divulgou, no mês passado, a relação dos 10 criminosos mais procurados pela instituição e pela Interpol no Brasil. Entre os foragidos, estão Silvana Seidler, suspeita de matar a própria filha, de 7 anos, em dezembro de 2014, em Santa Catarina, e Vilma Cristina de Oliveira, responsável pelo envio de centenas de mulheres brasileiras para a Espanha, para trabalharem como prostitutas.

A iniciativa coincide com a divulgação dos números de foragidos internacionais capturados pela Polícia Federal em 2015. No ano passado, a PF prendeu 56 criminosos procurados internacionalmente. Trata-se da melhor marca desde que o Brasil ingressou na Interpol em 1953. 

Segundo a PF, dentre as medidas que possibilitaram bater o recorde histórico está a criação de um Grupo Especial de Capturas, além da utilização do Sistema API (Advanced Passenger Information), que fornece informações antecipadas dos passageiros que chegam ao Brasil por via aérea.

Conforme o Diretor-Executivo, Rogério Galloro, “Nada mais equivocado que pensar que o Brasil é um destino seguro para criminosos. A Polícia Federal vem aprimorando suas atividades de cooperação internacional e disponibiliza mais um canal direto com a sociedade brasileira no combate ao crime”.

COMO AJUDAR

Segundo a PF, o cidadão pode auxiliar na localização do foragido. Basta utilizar o aplicativo CheckPol, que já está disponível em português, inglês, francês e espanhol para aparelhos de celular Android. Informações também podem ser encaminhadas para o e-mail procurados@dpf.gov.br ou ainda pelo whatsapp através do número 61 99262-8532. O sigilo da comunicação é garantido.

Entre os mais procurados da relação divulgada pela PF está um morador da cidade de Colorado do Oeste, Gilmar José Baseggio, acusado de uma série de crimes. Confira abaixo o perfil do foragido coloradense e, clicando aqui, veja a lista completa.

Procurado por furtar uma caminhonete Toyota da garagem de uma residência, em 27/09/1989 e um caminhão com arma e chave falsa em uma chácara na zona rural de Colorado Do Oeste, em 20/10/1989; lesão corporal contra vítima mulher, por meio de golpes com uma bainha de um facão; associação para o tráfico de substâncias entorpecentes, sendo o principal fornecedor de cocaína para uma família que controlava o comércio de drogas no Estado e em outras unidades federativas; homicídio de um Agente de Polícia Federal e outras duas tentativas de homicídio de Agentes de Polícia Federal que combatiam o tráfico de drogas, em um sítio em Pimenteiras do Oeste, mediante emboscada/dissimulação; ocultação de cadáver do policial, bem como subtração de uma submetralhadora 9mm e um revólver Magnum.





Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.