Visitas 128172838 - Online 270

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Turismo

07/07/2016 10:47:07

Temporada de pesca esportiva é aberta em Rondônia e vai atrair turistas de outros Estados

Estado é o quinto do país como destino de pescadores

Começou a temporada de pesca esportiva em Rondônia, modalidade que atrai pescadores profissionais e amadores de várias regiões do País em busca dos mais diversificados tipos de peixes amazônicos. A pesca esportiva ocorre principalmente na região do Vale do Guaporé e no rio Machado, durante praticamente todo o segundo semestre do ano, variando conforme o volume das águas.

O Guaporé é um dos rios mais preservados da América do Sul, e é conhecido por ser rico em diversidades naturais. Sua região apresenta, além da pesca esportiva, diversas atividades turísticas, como praias, trilhas, barco hotel e pousadas, guias de pesca e barqueiros, que recebem milhares de turistas todos os anos, em localidades paradisíacas, como o Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Porto Rolim (distrito de Alta Floresta d’Oeste), São Francisco, São Miguel e Costa Marques, proporcionando momentos inesquecíveis aos visitantes.

Conhecida como pantanal rondoniense, na região os pescadores encontram peixes como o cachara, pirarara, tucunaré, tambaqui, curvina, apapa, caparari, entre outros.

O superintendente estadual de de Turismo, Júlio Olivar, explicou que o Estado é o quinto destino da pesca esportiva em todo o País, e atrai turistas principalmente do Sudeste e do Sul do Brasil, além de grupos de estrangeiros. “A pesca esportiva, modalidade em que o peixe é devolvido ao rio, ganhou amplo espaço na cadeia turística atraindo não somente homens para a prática do esporte, mas também famílias inteiras que chegam ao estado em busca deste atrativo”, destacou.

IATE NO GUAPORÉ
Uma das novidades no vale que é considerado santuário ecológico, é o Iate Mangaba. O proprietário, José Luiz, explicou que a embarcação está ancorada no Porto Rolim e oferece camarotes com todo conforto, e o turista pode apreciar a gastronomia e admirar as belezas únicas do Guaporé na fronteira com o Parque Nacional Noel Kempl Mercado, o maior da Bolívia.





Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.