Visitas 128110916 - Online 421

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

11/10/2018 16:55:00

Com baixo estoque de sangue e alguns tipos em nível crítico, Hemocentro de Vilhena faz apelo a doadores


Estoque mensal necessário para atender toda a população da região é de 350 bolsas

O Hemocentro Regional de Vilhena, que atende todo o Cone Sul, enfrenta uma baixa no estoque de sangue, de todos os tipos, porém, a situação é mais crítica com os negativos. Os tipos O-, A-, AB- e B- são considerados raros, então, sempre há uma quantia menor para atender a demanda do hemocentro.

A assistente social Michely Toledo explica que o estoque mensal necessário para atender toda a população da região é de 350 bolsas de sangue, mas esse objetivo não está sendo alcançado. O Hemocentro Regional de Vilhena é o segundo maior de Rondônia, atendendo todas as cidades próximas.

A preocupação é que, com o início do período chuvoso, as pessoas deixem de comparecer para fazer doações e situação fique mais complicada. “Eu deixo o convite para aqueles que estão no período de doar, aos que nunca doaram e queiram se tornar um doador”, acrescenta Michely. 

As condições básicas para ser um doador são: ter acima de 50 kg; ingerir bastante líquido; dormir 6h na noite anterior; não estar fazendo tratamento médico; não ter feito cirurgia recentemente; e não ter conhecimento de nenhuma doença. É importante levar um documento oficial com foto. 

O Hemocentro de Vilhena fica localizado na avenida Jô Sato, na mesa quadra do Hospital Regional. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-fera, das 07h às 13h. Nas quartas e quintas-feiras o expediente se estende até as 18h30min, sem intervalo para o almoço.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Jéssica Chalegra

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.